A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) encerrou, nesta terça-feira (2/12), as atividades da Turma V do curso Armamento e Tiro Aplicado à Proteção de Autoridades, concluindo o ciclo de cinco turmas promovidas entre outubro e dezembro deste ano. Voltada a magistrados(as) e policiais militares da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), a capacitação teve como foco o uso adequado, responsável e legal de armas de fogo no contexto da proteção de autoridades.
Com carga horária de 12 horas-aula por turma, o curso foi desenvolvido na modalidade presencial, com etapa teórica na sede da Esmat e etapa prática no Clube de Tiro de Palmas. Ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas, distribuídas entre as cinco turmas: a Turma I, realizada nos dias 27 e 28 de outubro, foi destinada exclusivamente a magistrados(as); já as Turmas II, III, IV e V, realizadas, respectivamente, em 3 e 4, 17 e 18, 24 e 25 de novembro, e 1º e 2 de dezembro, contemplaram policiais militares da Asmil indicados(as) pela Presidência do TJTO.
Coordenado pelo juiz José Ribamar Mendes Júnior, o curso buscou fortalecer a segurança institucional do Poder Judiciário Tocantinense. As instruções foram conduzidas por profissionais especializados em armamento e tiro – Zilomar Santana de Souza, Danyllo Cordeiro de Macedo, Bruno Brito Mota e Tadeu Franklin Barbosa de Moraes –, que atuaram nas etapas teórica e prática em todas as turmas.