
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizará, no período de 4 a 26 de novembro, o curso “Análise de Dados Jurídicos no TJTO: Fundamentos de Jurimetria e IA”, voltado a servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense que atuam diretamente com gestão de acervo, produtividade, metas, precedentes, ações coletivas e parametrização de sistemas judiciais.
Com carga horária total de 30 horas-aula, a capacitação será realizada em formato híbrido: a etapa à distância será nos dias 4 e 11 de novembro; já a etapa presencial ocorrerá de 24 a 26 de novembro, na sede da Esmat.
A proposta do curso, coordenado pelo juiz Arióstenis Guimarães Vieira, é desenvolver as competências técnicas para o uso de jurimetria e inteligência artificial no contexto jurídico, especialmente na formulação de pesquisas empíricas e na análise de dados jurídicos. O conteúdo será ministrado pelos professores José de Jesus Filho e Alexandre Nicolella. Estão previstas 50 vagas, distribuídas entre unidades técnicas estratégicas, como:
• Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges)
• Divisão de Monitoramento de Metas e Indicadores (Divmon)
• Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepac)
• Grupo de Pesquisas Judiciárias (GPJ)
• Núcleo de Parametrização (Nupara)
A participação no curso se dará por indicação da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Coges. Mais informações podem ser obtidas no edital ou com o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam), pelo telefone (63) 3142-2525 ou pelo e-mail