Teve início, nesta segunda-feira (22), a formação dos(as) novos(as) servidores(as) do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. A capacitação destinada a 49 novos(as) servidores(as), aprovados no concurso para o quadro efetivo, é promovida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e se estende até o próximo dia 9 de fevereiro. O curso visa fornecer competências essenciais para lidar com a complexidade de demandas e atividades da Justiça, totalizando uma carga horária de 100 horas.
A recepção dos(as) recém-empossados(as) contou com a presença da diretora- geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto; da diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto; e demais professores(as) do curso de formação. Segundo Ana Carina, os(as) servidores(as) já passaram por ambientação no Fórum de Palmas, agora capacitação promoverá conhecimento mais profundo sobre a estrutura do PJTO. “Estamos muito felizes com a chegada de cada um de vocês, certos que poderemos contar com a competência e dedicação para o cumprimento da nossa missão institucional em prol dos cidadãos e cidadãs do nosso estado. Esta é uma fase muito importante da adaptação ao serviço público no Judiciário do Estado. Toda a equipe está à disposição para melhor receber os(as) novos(as) servidores(as) com espaços de esclarecimentos de dúvidas e questionamentos”, argumentou.
Já a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, ressaltou a importância do programa de acolhimento e capacitação de novos integrantes do Judiciário. “Em 20 anos da Esmat, esta é a primeira vez que ministramos curso de acolhimento e capacitação de novos(as) servidores(as). Gostaríamos de disponibilizar também os demais serviços educacionais ofertados pela Escola, o acesso à nossa biblioteca e às demais plataformas digitais de consulta e aprendizado”, disse.