A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) está realizando, desde 14 de setembro, o curso Justiça Restaurativa na escola — parte teórica. A capacitação, que possui 30 horas de carga horária, está trabalhando com a aplicação dos princípios e valores da Justiça Restaurativa, desenvolvendo-os a partir das dimensões do conflito relacional, institucional e social.
A quinta e última webaula do curso ocorreu nesta quinta-feira (19/10), com os professores Alexandre Takaschima e Lília Vieira. Desenvolvida à distância, a capacitação é oriunda do Projeto Introduzindo a Justiça Restaurativa no Sistema de Ensino: uma parceria entre o Sistema de Justiça e a Comunidade.
Com 90 alunos(as) matriculados(as), as atividades práticas dos círculos presenciais de construção de paz para alunos do Tocantins seguem até o dia 27 de outubro. Nesse sentido, serão realizados 4 Círculos de Construção de Paz, para que os(as) participantes tenham a oportunidade de se envolverem em diálogos significativos e construtivos, seguindo a metodologia da Justiça Restaurativa com os membros da comunidade escolar.