Esmat realiza curso focado na Teoria e Prática nos Juizados Especiais Estaduais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública

Foto: Ednan Cavalcanti

Teve início, nesta terça-feira (27/6), o curso Teoria e Prática nos Juizados Especiais Estaduais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A capacitação está sendo ministrada pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Maurício Ferreira Cunha. 

Com uma carga horária total de 23 horas, o curso ocorrerá ao longo de três dias, encerrando-se em 29 de junho. Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense estão participando presencialmente da capacitação. A juíza Flávia Afini Bovo marcou presença na cerimônia de abertura da capacitação.

Dividido em quatro módulos de aprendizagem, o objetivo do curso é aplicar os princípios e as regras dos Juizados Especiais nas atividades judicantes e nos serviços de secretaria, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na tarde de hoje, o facilitador Maurício abordou os seguintes temas: Microssistema dos Juizados Especiais, Conflito de Competência entre Juízo Cível e Juizado Especial, Legitimação Ativa e Capacidade Postulatória, Legitimação Passiva, Intervenção de Terceiros e Participação do Ministério Público.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima