Alunos(as) da quarta turma do curso Formação de Formadores avançam no desenvolvimento de competências docentes

Foto: Ednan Cavalcanti

Os(As) alunos(as) da quarta turma do curso Formação de Formadores concluem, nesta quinta-feira (15/6), as atividades da parte 2 do Módulo III, encerrando mais uma etapa do seu percurso formativo. O módulo, intitulado "Domínios de competência do professor, transposição didática e metodologias ativas", foi ministrado pela professora Ritze Pereira Ferraz da Costa.

Na primeira parte deste bloco, os(as) inscritos(as) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a elaboração de conteúdos significativos, metodologias e técnicas para a tutoria em cursos à distância. Em depoimento, a aluna Ana Carla Bliacheriene, docente de Direito na Universidade de São Paulo e professora do curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Arte, Ciências e Humanidades da USP, ressaltou a importância do curso e as transformações que tem experimentado durante sua participação:

"Eu tenho saído com muitas experiências didáticas, pedagógicas, mas, acima de tudo, humanas. Muito enriquecedoras. É impossível uma pessoa passar por esse curso sem ser impactado, sem ser transformado. [...] Então, tem sido um curso muito positivo. Para mim, como profissional da educação, como professora, mas, acima de tudo, como ser humano. Agradeço muito à Esmat pela oportunidade que abriu para que nós pudéssemos vir e fazer essa formação", explicou.

Segundo o coordenador do curso, o juiz Wellington Magalhães, o módulo é dedicado aos desafios da formação.

"Através desse módulo, especialmente voltado aos desafios da formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores no ambiente virtual, a Esmat reafirma seu compromisso com a qualidade de uma prestação jurisdicional eficaz, efetiva e humanista", comentou.

Após a conclusão do Módulo III, os(as) alunos(as) avançarão para o Nível II da capacitação, que se concentra na formação e aprofundamento docente. Em agosto, eles terão a oportunidade de participar do Módulo IV, ministrado pelo professor Fábio Penezi Póvoa.

O curso de Formação de Formadores tem como objetivo principal o desenvolvimento contínuo de competências profissionais específicas para a docência e atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.

Destinada a magistrados(as) do Tocantins, magistrados(as) de outros estados e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense envolvidos(as) no planejamento e execução de ações de formação de juízes(as) e de servidores(as), a capacitação busca aprimorar a qualificação dos(as) profissionais que ministrarão aulas nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento no âmbito do Judiciário. Com uma carga horária total de 136 horas, o curso, que adota a modalidade híbrida, combinando atividades presenciais e à distância (EaD), seguirá até setembro deste ano.


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    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

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