Esmat promove curso que integra Psicanálise e Direito para aprimorar a compreensão jurídica

Foto: Hodirley Canguçu

O curso "Diálogo entre Psicanálise e Direito" teve início na manhã desta quarta-feira (24/5) e seguirá até o dia 26 de maio. A ação, realizada pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), reúne magistrados(as), assessores(as) jurídicos(as) e servidores(as) atuantes no Grupo de Gerenciamento das Equipes Multidisciplinares do Tribunal de Justiça. 

Com uma carga horária de 24 horas, o curso está sendo desenvolvido presencialmente na Esmat e tem como objetivo principal pensar e debater o Direito em sua atualidade, considerando uma perspectiva embasada na teoria psicanalítica. A proposta é a de que essa abordagem contribua para a solução de litígios, ampliando a compreensão e a percepção dos vínculos familiares e criminológicos nos processos em trâmite no Judiciário.

No primeiro Módulo, intitulado "Introdução à Psicanálise para o Diálogo com o Direito", os responsáveis por ministrar são o professor Carlos Mendes Rosa e a codocente Franciana Di Fátima Cardoso. Nas próximas aulas, os(as) alunos(as) terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nos Módulos II e III, intitulados "Conflitos Familiares, Justiça e o Laço Social" e "Violência, Lei e Justiça – Psicanálise e Criminologia", respectivamente, com a professora Luisa Carvalho Miranda de Lima e a codocente Milena Santana de Araújo Lima.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima