Curso Contramedidas de Vigilância Técnica inicia com foco na proteção de informações sensíveis e atualização tecnológica

Foto: Ednan Cavalcanti

O curso Contramedidas de Vigilância Técnica teve seu início na manhã desta terça-feira (23/5), marcando o primeiro dia de uma jornada que se estenderá até o dia 25 de maio. Realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), a ação tem como objetivo capacitar os(as) profissionais do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins a adotarem medidas eficazes de contramedidas de vigilância técnica.

A capacitação visa proporcionar aos(às) participantes as habilidades necessárias para proteger informações sensíveis, atualizar seus conhecimentos tecnológicos, cumprir a legislação pertinente e prevenir possíveis ataques cibernéticos. Com um total de 20 vagas disponíveis, o curso está sendo realizado de forma presencial nas dependências da Esmat. A carga horária total é de 24 horas, distribuídas ao longo dos três dias de atividades.

Contando com a presença dos professores Antonio Tavares dos Santos Neto e Geraldo César de Deus Oliveira, os conteúdos programáticos incluem temas, como Legislação e Definições Correlatas a Contramedidas de Vigilância Técnica (CMVT); protocolos de atendimento de demandas relacionadas à varredura de ambientes, conceitos essenciais de física e eletrônica aplicados à CMVT; entendimento do Oscor Green (equipamento utilizado em contramedidas) e práticas de CMVT com o Oscor Green.

Um destaque do curso é a presença de participantes de outros estados. Alunos(as) provenientes do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Polícia Militar de Goiás (PMGO), Ministério Público do Amazonas (MPAM), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Casa Militar do Governo do Tocantins e do próprio Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) estão presentes, enriquecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

 

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima