Na manhã desta quinta-feira (11/5), ocorreu a primeira sessão presencial do curso Mindfulness para o Autocuidado. Com o objetivo de promover a saúde integral e o bem-estar dos(as) magistrados(as), servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense e profissionais da Saúde, essa iniciativa visa especialmente cuidar da saúde mental e contribuir para a melhoria das atividades e serviços jurisdicionais.
Ao longo de 8 encontros semanais, com carga horária de 16 horas, os(as) participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e técnicas relacionadas à promoção da saúde mental e prevenção de adoecimento mental. As sessões serão ministradas pela professora Lucilene Prado e Silva, especialista no tema.
A sessão de hoje, realizada na sala de aula da Esmat, focou no contraste entre a consciência plena e o piloto automático. Os(As) participantes puderam observar como prestar atenção aos detalhes pode revelar aspectos antes despercebidos ou esquecidos, transformando a experiência. Além disso, foi abordado o tema da divagação da mente e como isso é algo natural.
A próxima sessão, marcada para o próximo dia 18/5, tratará da influência das interpretações nos nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Será discutido como a falta de consciência das interpretações que fazemos das situações cotidianas podem afetar negativamente nossa saúde mental, resultando em problemas como depressão, ansiedade e estresse.