Magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário Tocantinense participam de segundo dia do curso sobre Técnicas de Produção da Prova Oral

No segundo dia do curso sobre Técnicas de Produção da Prova Oral, desenvolvido na manhã desta terça-feira (11), magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário Tocantinense tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades na produção de provas orais em processos judiciais. O curso, que é ministrado pelo psicólogo Carlos Mendes Rosa e pelo juiz Tiago Gagliano Pinto Alberto, busca proporcionar aos(às) participantes um conjunto de métodos para obtenção de uma melhor colaboração dos(as) depoentes.

De acordo com o juiz Jossanner Nery Nogueira, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a Vida da Comarca de Gurupi, o curso é extremamente útil para a análise dos depoimentos no sistema de Justiça. Jossanner parabenizou a Esmat por oferecer o curso novamente, “contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento dos(as) servidores(as) e da magistratura no nosso Tribunal”, disse.

Segundo o professor Carlos, um dos pontos abordados neste segundo dia de curso foi a questão da memória e como as falsas memórias podem ser produzidas, o que pode prejudicar a obtenção de provas fidedignas.

“Trabalhamos algumas questões relacionadas à linguagem e às diferentes modalidades de expressão do fato, pensando que o testemunho está alçado nessa sequência de uma percepção do fato, o armazenamento desse fato na memória, a posterior recuperação dessa memória e a expressão dessa memória por meio da linguagem. Nesse percurso aí, há diversas questões que complexificam bastante o processo. Nós trabalhamos todo esse caminho do testemunho, enfim, e tivemos algumas reflexões, discussões com magistrados(as), defensores(as), servidores(as), e foi muito interessante, muito, muito instigante”, explicou.

A capacitação, que foi credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), finaliza suas atividades amanhã (12).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima