A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES
PDF

Palavras-chave

Lei nº 10639/03
História e Cultura Afro-Brasileira
Religião de matriz africana

Como Citar

Pereira, A. L., & Cardoso, I. F. L. (2016). A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES. REVISTA ESMAT, 4(4), 67–93. https://doi.org/10.34060/reesmat.v4i4.85

Resumo

A Lei nº 10.639/03 tornou obrigatória a inclusão de história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, dela derivada, motivou um movimento pela busca de formação dos professores e pela reformulação e/ou adaptação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. O objetivo do texto é o de refletir sobre esse impacto ou as possíveis mudanças no projeto político-pedagógico, bem como os materiais disponibilizados nas bibliotecas e as questões ligadas às religiões de matriz africana nas escolas municipais de ensino fundamental, da cidade de Palmas/TO.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v4i4.85
PDF

Referências

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo; CIPRIANO, André. Quilombolas: Tradições e cultura da resistência. São Paulo: Aori Comunicação, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil,

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD. Educação, africanidades, Brasil. Brasília, 2006.

______, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 003/04 relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.

______, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.

______, Ministério da Educação. Educação Anti-racista: Caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/ SECAD, 2005.

JACCOUD, Luciana; THEODORO, Mário. Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. In: BRASIL, Ministério da Educação; Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Brasília, 2005.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

______, (Org.). História do negro no Brasil. O negro na sociedade brasileira: Resistência, participação, contribuição. Brasília: CNPq/FCP, 2004, Vol. 01.

PAIXÃO, Marcelo J.P. Desenvolvimento humano e Relações Raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. Coleção Políticas da cor.

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.