ACESSIBILIDADE PARA ALÉM DOS NORMATIVOS VIGENTES: UMA ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DOS GESTORES ACADÊMICOS
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Palavras-chave

Acessibilidade. Universidade Federal do Ceará. Ministério da Educação. Gestores Acadêmicos

Como Citar

Helena Cavalcante Lima, T., & Damasceno de Sá, L. (2024). ACESSIBILIDADE PARA ALÉM DOS NORMATIVOS VIGENTES: UMA ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DOS GESTORES ACADÊMICOS. REVISTA ESMAT, 16(27), 225–252. Recuperado de http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/623

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a acessibilidade na Universidade Federal do Ceará (UFC), na perspectiva do Ministério da Educação (MEC) e dos gestores de cursos de graduação. Foram realizadas análises dos documentos oficiais e das normativas que trabalham com essa temática, intentando-se delinear o perfil de atendimentos da UFC em resposta aos critérios de acessibilidade estabelecidos pelo MEC, por meio dos relatórios de visitas in loco realizados por este Ministério, no período de 2010 a 2018. Ademais, foram realizadas entrevistas em profundidade com coordenadores dos cursos de graduação cujos cursos dispusessem de maior e menor pontuação para o quesito em tela nos registros do MEC. A pesquisa qualitativa de campo conjugada com a pesquisa documental foi a estratégia metodológica adotada. Entre os principais achados, destaca-se que a maior parte dos cursos avaliados possui boas condições de acessibilidade; contudo, as entrevistas revelaram que os agentes institucionais tentam promover a inclusão educacional de seus alunos, embora declarem existir incontáveis dificuldades ligadas à escassez de recursos disponíveis, bem como de infraestrutura e, sobretudo, questões atitudinais relacionadas ao baixo engajamento participativo subjetivo da comunidade nas políticas de acessibilidade da Universidade.
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Recebido em: 13/10/2023

Aprovado em: 22/11/2023

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