Conferencistas

adelaideAdelaide Alves Dias - Brasil
Pós-Doutora em Educação. Doutora em Educação. Mestre em Psicologia Social. Professora Titular da Universidade federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Coordenou o Programa do PROCAD/CAPES. Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed) e da Cátedra Unesco de Profissionalização Docente. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB) e do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC).

 


carla amadoCarla Amado Gomes – Portugal
Doutora em Direito. Professora Associada da Faculdade de Direito de Lisboa e Professora Convidada da Faculdade de Direito da Universidade Católica (Porto). Investigadora principal do Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito de Lisboa. Colabora regularmente em ações de formação no Centro de Estudos Judiciários. Tem obras publicadas nas áreas do Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito do Ambiente e do Patrimônio Cultural, Direito da Educação e Direito da União Europeia.

 



edmundoEdmundo Oliveira – Brasil
Professor de Direito Penal e Criminologia com Ph.D. reconhecido nos Estados Unidos. Mestre e Doutor em Direito Penal, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro representante no Brasil da Fundação Internacional Penal e Penitenciária, com sede em Berna, Suíça. Coordenador Geral do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime, Programa da ONU – ILANUD –, com sede em San José, Costa Rica. Experiente na área de Direito Penal e Criminologia, com ênfase nos temas: Geopolítica do Crime, Controle da Violência, Comportamento Criminal, Terrorismo, Crime Via Internet, Alternativas Penais, Reforma das Prisões, Justiça Restaurativa, Mediação de Risco, Vitimização e Sociedade Mundial do Risco.

 


enrique diazEnrique Díaz Aranda – México
Doutor em Direito Penal, pela Universidade Complutense de Madri (UCM) e pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É Autor de dezesseis livros, e Coautor de outros quarenta livros. Tem diversos artigos publicados no México, Espanha, França, Uruguai, Nicarágua e Estados Unidos da América. Já proferiu mais de quinhentas conferências na América e na Europa. É Pesquisador Principal do Instituto de Pesquisas Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e do Conselho Nacional de Ciência de Tecnologia do México (CONACYT).

 

 


Fairth SimonFarith Simon – Equador
Decano do Colégio de Jurisprudência da Universidade de São Francisco, em Quito. Doutor em Direito, pela Universidade de Salamanca. Doutor em Direito e Advogado, pela Pontifícia Universidade Católica do Equador. É professor. Atualmente é Co-Diretor da Clínica Jurídica do Colégio de Jurisprudência da Universidade de São Francisco de Quito. Membro da Seção Jurídica da Casa da Cultura Equatoriana; do Instituto Ibero-Americano de Direito Constitucional – Seção Equador; da Academia Jurídica da Ordem dos Advogados; e do Programa de Direito Privado Latino-Americano da Ordem dos Advogados do Equador. Presidente do Tribunal de Honra da Ordem dos Advogados de Pichincha.

 


josueJosué Ribeiro da Costa – Brasil
Psicólogo. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Experiente em gerência de projetos para pessoa com deficiência; modernização e desenvolvimento institucional. Atua na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), do Ministério de Estado dos Direitos Humanos (MDH), como Coordenador Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

 


rocioRócio Procel Sánchez - México
Doutora em Direito pela divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México. Mestre em Direito pela divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México, com um grau de alto desempenho acadêmico em 2013. Licenciada em Direito pelo Instituto Tecnológico e de Estudo Superior de Monterrey. Atualmente é Diretora Administrativa do Instituto Internacional de Excelência Dr. Enrique Dias-Aranda, na cidade de Monterrey, México.

 


moalisaMona Parré – Canadá
Doutora, pelo London University. Mestre em Direito, pela Univestité Aix-Marsille. Professora de Direito Civil da Universidade de Ottawa (Canadá). Especialista nas áreas dos Direitos Humanos; Direitos da Criança e das Pessoas com Deficiência. Sua pesquisa é voltada para a aplicação das convenções de direitos humanos na educação das crianças com deficiência, assim como os direitos sexuais das pessoas com deficiência. Trabalhou nas Nações Unidas na elaboração da Convenção relativa aos direitos das pessoas com deficiência.

 


paula duartePaula Duarte Lopes – Portugal
Investigadora na área dos estudos para a Paz no Centro de Estudos Sociais. Professora de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos da América. Mestre em Políticas da Economia Mundial, pela London School of Economics and Political Science, na Grã-Bretanha. Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação incidem sobre missões de paz, ajuda pública ao desenvolvimento, governança ambiental e conflitos hídricos internacionais. Tem várias publicações sobre estas temáticas.

 


sonia bereniceSônia Berenice Hoffmann – Brasil
Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física, pela Universidade do Porto. Mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Física Adaptada para Deficientes. Graduada em Licenciatura em Letras – Habilitação Português/Inglês. Atualmente é Técnica em Ecologia Humana da Secretaria da Saúde. Coordenadora da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo. Diretora da Associação de Amigos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo. Experiente na área de Educação Física. Atua principalmente nos temas: Deficiência Visual; Criança; Desenvolvimento Motor.