O primeiro módulo do curso Formação de Formadores, que já se encontra na 3ª Turma, reuniu magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins para o desenvolvimento contínuo de competências profissionais referentes à docência e à organização do trabalho pedagógico de formação.


O professor César Aparecido Nunes apresentou como temática para este primeiro módulo os Pressupostos Filosóficos da Educação, Ensino Jurídico e Formação nas Escolas Judiciais, culminando no debate sobre as transformações históricas da sociedade e da educação brasileira, com ênfase nas principais concepções filosóficas presentes no pensamento educacional brasileiro; análise das principais características do ensino jurídico, interpretação e avaliação do processo de formação nas escolas judiciais do Brasil.


Para o magistrado Ciro Rosa de Oliveira, “o professor Cesar apresenta o conteúdo de forma prática, com uma visão macro da educação e as principais características do ensino jurídico, vindo ao encontro das necessidade da magistratura tocantinense”.

Professor

César Aparecido Nunes é licenciado em Filosofia; doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas, 1996; defendeu a Livre Docência, em 2006, e é professor titular da Faculdade de Educação, nas áreas de Filosofia e Educação.


O professor Nunes atua nas linhas de pesquisa Política, Ética e Educação e Epistemologia e Teorias da Educação. Publicou 36 artigos em periódicos especializados e 237 trabalhos em anais de Eventos. Atua, ainda, na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, destacando-se por estudos e pesquisas na área de Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação. É o coordenador geral (líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação Paideia e presidente nacional da Abrades. Finalizou 11 trabalhos de pesquisa e supervisionou 19 estudos de pós-doutorado.


Possui 21 capítulos de livros e 35 livros publicados. Participou de 286 Eventos no Brasil e 21 no exterior. Orientou 58 dissertações de Mestrado e 37 teses de Doutorado na área de Educação; 186 trabalhos monográficos ou trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Estrutura do curso

O curso é composto por seis módulos, todos presenciais, realizados na sede da Esmat, e tem como foco os temas: Pressupostos Filosóficos da Educação, Ensino Jurídico e Formação nas Escolas Judiciais; Avaliação Institucional e de Aprendizagem; Métodos Ativos de Ensino e Aprendizagem; Formação de Formadores em Métodos Alternativos de Solução de Litígios; Formação de Formadores em Justiça Restaurativa; e Formação de Formadores em Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes.


Professores renomados integram o corpo docente do curso, como: Erisevelton Silva Lima, José Henrique Rodrigues Torres, Fábio Penezi Póvoa, Katiene Boscheti Silveira, Vânila Cardoso e André de Moraes.

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