O professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera Cruz Pinto, está no Brasil para ministrar a disciplina Metodologia da Pesquisa – Parte 1 –, na Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional, realizada pela Esmat.

A disciplina visa instrumentalizar os alunos para a produção de seus projetos de pesquisa dos quais se originará o artigo que constituirá o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Nas aulas que encerram nesta sexta (2/12), os alunos discutem temas acerca da produção do conhecimento; conhecem vários métodos de pesquisa para aplicá-los de forma correta no desenvolvimento de trabalhos científicos; discorrem acerca das etapas de pesquisa, entre outros.


Termo de Cooperação

Na oportunidade, foi assinado o Primeiro Aditivo ao Termo de Cooperação Técnica, Acadêmica, Científica e Financeira nº7, de 2015, no qual concordam com a inclusão do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) por ser uma instituição científica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, como participante do objeto do presente instrumento, em referência ao termo de cooperação anterior, justificado pela expertise na promoção de cursos focados na área das Ciências Jurídico-Políticas, como é o caso do Direito Constitucional e, notadamente, a atuação de professores do referido instituto no curso de Pós-Graduação mencionado.

O termo foi assinado pelo presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, pelo diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, e pelo presidente do Instituto, professor doutor Eduardo Vera Cruz Pinto.

Currículo

Eduardo Vera Cruz Pinto, licenciado em Direito, 1985, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Mestre em Direito, 1991. Doutor em Direito, 2002, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo obtido a Agregação, em 2008, por esta mesma Faculdade. Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, e diretor da primeira. Docente nos cursos de Pós-Licenciatura na Universidade Agostinho Neto, no âmbito da cooperação FDUL/UAN, em Mestrados e Pós-Graduações.