Índice de capacitações promovidas pela ESMAT em 2021 fica em 1º lugar entre os tribunais de pequeno porte, segundo o Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário - CNJ

As ações previstas no Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Estado do Tocantins (PLS/PJTO), de capacitação de magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as) promovida pela Escola superior da Magistratura Tocantinense, foram destaque no 6º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o documento, dos tribunais de pequeno porte, o TJTO ficou em primeiro lugar, à frente de estados como Alagoas, Amazonas, Roraima e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os tribunais que mais realizaram ações de capacitação socioambiental em 2021 foram o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) por meio da Esmat com 229 ações, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) com 144 ações e o Superior Tribunal de Justiça com 110 ações. Quanto à quantidade de participações em ações de capacitação em 2021, o Poder Judiciário Tocantinense contou com o número de 19.326, ficando atrás apenas do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Segundo o CNJ, as ações de capacitação socioambiental buscam sensibilizar e conscientizar os(as)  colaboradores (as) por meio de cursos, palestras, campanhas ou  outras atividades educacionais. Esse tipo de instrumento é essencial para o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional alinhada com os propósitos  socioambientais e sustentáveis.

Workshop

Realizado desde 2020 na modalidade ensino à distância durante os meses críticos da pandemia como também de maneira híbrida após o processo de imunização e alteração nas regras de distanciamento, o Workshop sobre Coleta Seletiva Solidária – Capacitação sobre resíduos sólidos – que se encontra na oitava etapa de capacitação – é uma parceria da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) com o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (COGERSA).

Relatório

O relatório apresenta os dados de 118 órgãos, entre tribunais e seções judiciárias, assim divididos: 27 Tribunais de Justiça (TJ), 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), cinco Tribunais Regionais Federais (TRF), 26 Seções Judiciárias, três Tribunais de Justiça Militar (TJM), dois Conselhos e quatro Tribunais Superiores.

Agenda 2030

O curso está alinhado às ações do Tribunal com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ao contemplar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nº 1 (Erradicação da pobreza); 11 (Cidades e comunidades sustentáveis); 12 (Consumo e produção responsável); 13 (Ação contra a mudança global do clima); 14 (Vida na água); 15 (Vida terrestre); e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).

Para acessar o documento, clique aqui.

 

Comunicação Esmat — Com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Foto: Rondinelli Ribeiro

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.