Palestra sobre autoconhecimento abre programação da “Semana dos Pais: Porque eles também precisam de cuidado e acolhimento”, promovida pelo TJ

Na semana em que se comemora o Dia dos Pais, o Poder Judiciário, por meio de ação conjunta da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS-TO) iniciou, nesta segunda-feira (2), a “Semana dos Pais: Porque eles também precisam de cuidado e acolhimento”. A programação iniciou com a palestra proferida por Kau Mascarenhas, referência em desenvolvimento humano.

Participando da abertura, o desembargador João Rigo Guimarães, presidente do TJTO, lembrou que o pai de família também necessita de cuidados e acolhimento. “Os pais também são pessoas vulneráveis, que têm qualidades, mas também defeitos. Então é muito importante termos essa consciência ao realizarmos essa homenagem”. Para a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora geral, a iniciativa, idealizada pela senhora Rosa Maria Gazire Rossi, juíza auxiliar da CGJUS, contou com a participação de vários setores do Judiciário Tocantinense. Assim, a muitas mãos, a programação desta semana foi carinhosamente preparada para valorização, cuidado, saúde, equilíbrio, amor e o acolhimento da figura paterna. “Homenageamos todos os pais do Judiciário Tocantinense e trazemos para o ambiente laboral, ainda que por intermédio dos canais virtuais, o importante papel exercido no seio familiar e na sociedade”, afirmou.

Lembrando o valor afetivo da paternidade, a juíza Odete Almeida, presidente da Asmeto, ressaltou a importância da figura paterna. “O pai magistrado, o pai servidor, nossos colegas de trabalho são pessoas valorosas, são trabalhadores que se dedicam e que, além de tudo, precisam arraigar em seus ombros toda a força protecional, toda a força que advém de um pai de família”. A solenidade virtual também contou com a presença do servidor Valdeir Santana, vice-presidente da ASTJ.

Na palestra “Autoconhecimento é crer pra ver: autoconhecimento e autoconfiança para vencer em tempos difíceis”, Kau Mascarenhas lembrou que o processo de autoconhecimento advém de experiências que, em alguns casos, podem ser conflituosas. “Muitas vezes o trabalho de autoconhecimento vai trazer surpresas desagradáveis. Talvez esse encontro consigo seja triste e desesperador”.

Fazendo uma abordagem filosófica que partiu desde a Grécia antiga, passando pelo pensamento existencialista de Jean Paul Sarte e Franz Kafka e chegando aos dias de hoje com o pensamento do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, considerado um crítico da sociedade do hiperconsumismo na atualidade, o palestrante reforçou que, ao identificarmos as nossas fraquezas e limitações, somos levados a adentrar e entender a nossa personalidade. “O ato de perceber que aquilo que sai de nós em palavras e gestos é também parte de nós, é um primeiro caminho para um bom processo de autoconhecimento”, frisou.

A programação segue até a próxima sexta-feira (6). Para promover amplo atendimento aos pais, diversas unidades do Judiciário foram envolvidas, entre as quais a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o Espaço Saúde, o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPSI), a Diretoria de Comunicação do Tribunal e a Assessoria de Planejamento da Corregedoria, além de outras áreas.

 

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat

Francielly Oliveira – Estagiária em Comunicação Social – Jornalismo


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.