Universidade de Lisboa sedia IX Edição do Congresso Internacional em Direitos Humanos

Teve início, na manhã desta terça-feira (15/10), a IX Edição do Congresso que acontece em Portugal, com o tema “Jurisdição e Direitos Humanos na Perspectiva Luso-Brasileira”.

O evento acontece na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e faz parte da internacionalização do programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, realizado pela Esmat em parceria com a Universidade Federal do Tocantins.

Inscritos no congresso podem acompanhar a programação via internet no Portal Esmat, e via satélite para as 42 comarcas do Estado do Tocantins.

Os trabalhos iniciaram com o pronunciamento do coordenador do Mestrado, professor Doutor Gustavo Paschoal, e da Vice-Presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP), professora doutora Carla Amado e do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e Presidente do Colégio de Diretores das Escolas Estaduais de Magistratura (COPEDEM).

Em seguida foi lançada a edição especial da Revista Esmat nº 18 pelo professor doutor Tarsis Barreto Oliveira (PJDH).

A conferência inicial foi ministrada pela professora doutora Carla Amado Gomes com o tema “Os novos litigios climáticos: uma questão de direitos humanos” e em seguida o desembargador Marco Villas Boas ministrou a conferência “os limites do desenvolvimento da amazônia continental”.

Em sua fala o desembargador Marco Villas Boas ressaltou a importância do extrativismo consciente para a população local da amazônia e a importância do consumo dos produtos extraídos de forma legal e consciente, proporcionando o desenvolvimento dos povos que ali residem.

A Programação ocorre em Lisboa até as 17h50 com as palestras “Humanos e educação para a cultura da paz” ministrada pelo professor doutor César Aparecido Nunes (PAIDEIA/UNICAMP), “Litígios Com Patentes Farmacêuticas: O Decreto-Lei 110/2018 E O Tribunal Unificado De Patentes” ministrada pelo professor Mestre Aquilino Paulo Antunes (FDUL), “Acesso à justiça aos povos indígenas” ministrado pelo professor doutor Gustavo Paschoal e o doutorando juiz Wellington Magalhães, e ao final, a palestra “Direito da família e direitos humanos” ministrada pelo professor doutor Daniel de Bettencourt Rodrigues Morais (FDUL).


{flickr set=72157711352399722 photo=4}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.