Microssistema das Penas Alternativas no Tocantins e Perspectivas Criminológicas de Terceira Geração, tema discutido em Colóquio na Esmat

Discutir o microssistema de penas criminais alternativas nos seus aspectos pragmáticos de funcionamento, com base no modelo criminológico de terceira geração das inter-relações sociais, especialmente quanto à teorização da criminologia clínica de inclusão social, esse é o objetivo do Colóquio Microssistema das Penas Alternativas no Tocantins e Perspectivas Criminológicas de Terceira Geração, que aconteceu na Esmat na tarde desta sexta-feira (6/7), com transmissão ao vivo para as 42 comarcas do Estado.

Na programação, o magistrado Ricardo Gagliardi, um dos ministrantes do Evento, apresentou alguns dados do estado do Tocantins relacionados ao microssistema de penas alternativas. “Esse diálogo é fundamental ante a expectativa de melhoria do sistema penal e o sistema de penas alternativas. Esse momento é o início dessa proposição de mudança, uma vez que, em outubro, teremos um Congresso em que haverá maior exposição sobre o tema e ações, no decorrer deste ano, a respeito dessa melhoria”.

A advogada e facilitadora da Justiça Restaurativa, Adelaine Batista, ressaltou que "este foi um diálogo muito importante, o qual nos despertou para um olhar mais realista da necessidade de propagação, aceitação social e a concreta aplicação das penas alternativas. Estas que cada vez mais vem sendo de excelência quando aplicadas de forma adequada, trazendo a responsabilização do condenado, a autoreflexão e até mesmo a  reparação do dano. Essa responsabilização somada a atividades de apoio material, familiar, espiritual e medidas educativas são a verdadeira essência da reintegração social, foi o que ficou bem demonstrado nesse sublime evento, com presenças tão singulares como palestrantes."

Para o participante Leossandro Vila Nova, "assim como todos os eventos da ESMAT, esse não deixou a desejar, tanto pela importância da temática trabalhada quanto pelos palestrantes do evento. Estudar nosso sistema criminal como base nas determinantes econômicas e sociais é de fundamental importância para entendermos  as falhas desse sistema e buscar as possíveis melhorias e soluções".

Ministraram o Evento: o doutor em Psicologia Clínica, Alvino Augusto de Sá; o chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia, com Pós-Doutorado na Universidade do País Vasco, Sérgio Salomão Shecaira, e o especialista em Criminologia, mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Ricardo Gagliardi.

O Colóquio fez parte da concretização de uma das ações do Projeto de Nucleação de Grupos de Pesquisa, do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, e oportunizou a divulgação das produções acadêmicas em andamento e as já conclusas desenvolvidas pelos mestrandos.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.