Encerrado o XII Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional

Fomentar a interdisciplinaridade da ciência do Direito e agregar juristas das áreas ambiental, constitucional e internacional, esses foram os objetivos do XII Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional, realizado pela Esmat e encerrado na tarde desta quinta-feira (7).

Os trabalhos desta manhã foram presididos pela professora Ângela Issa Haonat e foram apresentados os temas, Consensos Ambientais e a Vedação do Retrocesso, pela professora  Bleine Queiroz Caúla e Qual o Valor do Meio Ambiente? por Lyssandro Norton Siqueira.

“O Direito Ambiental é bastante discutido e faz parte de toda sociedade. Mudou-se o conceito de ambiente, que agora estende-se também à família e ao trabalho.”, avaliou a participante Cláudia Lis de Souza.

No período da tarde teve painel presidido pela professora Dayse Braga Martins. A primeira palestra teve como tema Controle de Convencionalidade Ambiental: uma necessária harmonização dos mecanismos internacionais de proteção ao meio ambiente com o ordenamento jurídico pátrio, apresentada pelo magistrado Roniclay Alves; o tema O Direito de Alterar o Nome Social: análise da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foi a segunda palestra desta tarde e foi apresentada pela professora  Bruna Souza Paula e o tema Direitos Humanos e Educação Ambiental: formação da consciência ecológica nos tribunais foi a última do seminário e foi apresentada pela professora Ana Paula Araújo de Holanda.

Homenagens

Ainda durante a programação, a medalha "Desembargador Antonio Rulli Junior", comemorativa aos 15 anos da Esmat, foi entregue aos palestrantes.

Histórico

A primeira edição do Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional foi realizada em 2012, em Fortaleza, sob a coordenação da professora Bleine Queiroz Caúla. “Nos anos seguintes, ele se tornou um evento itinerante, com edições em Palmas e Belém, e também internacional, chegando a Lisboa e Tarragona.

 {flickr set=72157691963504250 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.