Temas do mundo da investigação marcam primeiro dia das atividades do 3º Simpósio de Perícia Criminal do Tocantins

Relevantes temas do mundo da investigação estão sendo apresentados no 3º Simpósio de Perícia Criminal do Tocantins, que acontece nesta quinta e sexta-feira no auditório do Tribunal de Justiça em Palmas.

A Abertura Oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (3/5) e reuniu diversas autoridades no Encontro que é promovido anualmente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (SINDIPERITO), com o apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

A Programação contou com palestras e estudos de casos por profissionais renomados que relataram casos famosos, como o trabalho desenvolvido pela perícia na elucidação da chacina de Pau D’Arco, e casos locais, como a fraude do exame da OAB. Apresentarem, também, o que há de mais novo no uso de drones para o trabalho da perícia, nos trabalhos com perfis e manchas de sangue, big data, grafoscopia e perícia financeira, dentre outros.

Neste primeiro dia, foram apresentadas as seguintes palestras Drogas sintéticas, da produção à apreensão e identificação, pelo presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos de Almeida Camargo; Banco de Perfis Genéticos: uma poderosa arma da ciência contra o crime, pelo perito criminal federal, Hélio Buchmüller Lima; Drones e seu emprego em Perícias, pelo palestrante perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Augusto Pasqualini Neto; Perfis de manchas de sangue, pelo perito criminal federal, Antonio Augusto Canelas Neto; e Bastidores da maior Reprodução Simulada da Criminalística Brasileira: Caso “Pau D’ Arco”, pelo perito criminal federal, Jesus Antônio Velho.

 Fez parte também deste primeiro momento a apresentação da Mesa Redonda de tema Reflexões Sobre a Prova Pericial, presidida pelo perito criminal federal, Carlos Antônio de Almeida Oliveira, e apresentada pelo procurador da República George Neves Lodder; pelo perito criminal federal Hélio Buchmüller Lima; e pela professora Neide Aparecida Ribeiro.

 Mesa de Honra

Compuseram a Mesa de Honra: o superintendente da Polícia Federal do Estado do Tocantins, delegado de Polícia Federal, Arcelino Vieira Damasceno; o diretor adjunto da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, juiz Wellington Magalhães, neste ato representando o diretor geral da Escola, desembargador Marco Villas Boas; o superintendente da Polícia Científica do Estado do Tocantins, perito criminal Zilmondes Ferreira Feitosa; o procurador da República, George Neves Lodder; o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, o perito criminal federa,l Marcos de Almeida Camargo; o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais do Estado do Tocantins, o perito criminal José Rodrigues da Silva Filho; o delegado geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, e o corregedor geral da Polícia Militar, coronel Henrique de Souza.

O Simpósio tem o objetivo de fomentar o debate relacionado à intersecção entre as áreas jurídica e pericial, demonstrando o desenvolvimento da Perícia Criminal para a promoção da justiça e da cidadania.

{flickr set=72157690779886540 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.