Palestra com o campeão paraolímpico Clodoaldo Silva marca abertura da 2ª Semana da Saúde do Poder Judiciário

A manhã desta terça-feira (29/8) foi marcada pela cerimônia de abertura da 2ª Semana da Saúde do Poder Judiciário. No auditório do Tribunal de Justiça, magistrados, servidores e comunidade se reuniram para acompanhar a programação voltada à sensibilização em torno da busca por saúde e qualidade de vida. A solenidade foi transmitida ao vivo para as 42 comarcas por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

Ressaltando as ações desenvolvidas pelo Comitê de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Tocantins desde a sua criação, no ano passado, a presidente do Comitê e 1ª diretora adjunta da Esmat, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, declarou aberta oficialmente as atividades. “Que todos possamos tirar deste evento lições e motivação para sempre cuidarmos melhor do nosso corpo e também da nossa mente, não só para trabalhar e produzir melhor, mas também para sermos mais felizes em nossa própria vida, em família e com amigos”, destacou a magistrada.

O destaque do primeiro dia de programação foi a palestra com o ex-nadador, campeão paraolímpico, Clodoaldo Silva. Em um bate-papo descontraído com o público, o atleta falou sobre motivação e foco para superar limites. A prática da natação, que começou, em 1996, como fisioterapia, levou o atleta a se tornar o recordista na quantidade de medalhas em uma única edição dos jogos paraolímpicos. Foram seis medalhas de ouro e uma de prata, em 2004, nos jogos de Atenas.

“Fico muito feliz em compartilhar a minha história de vida com as pessoas e poder mostrar que todos nós somos capazes de escrever a nossa própria história como verdadeiros campeões”, disse Clodoaldo.

A analista judiciária Marciley Leal disse ter se emocionado durante a palestra e destacou o momento em que Clodoaldo Silva ressaltou a importância da família. “Vimos que mesmo a deficiência e todos os obstáculos vindos da sua origem humilde não o fizeram desistir dos seus sonhos. Ele nos incentiva a vencer os desafios da vida com alegria, bom humor, aproveitando e criando oportunidades”, disse a servidora.

Ainda durante a palestra do atleta paraolímpico, equipe e alunos do Instituto Reviver, organização que trabalha a inclusão por meio da prática de esportes adaptados às pessoas com deficiência, apresentaram relatos de superação inspirados na história de Clodoaldo Silva. “Meu filho é cadeirante e atleta. Juntos, vencemos diariamente o preconceito e as dificuldades porque ele tem sonhos que sei serem possíveis de realizar, e trabalhamos para isso”, disse  José Gonçalves, pai do aluno Tales Gonçalves.

Estratégias Nutricionais na Performance Física

A programação desta manhã da 2ª Semana da Saúde também incluiu a palestra “Estratégias nutricionais na performance física”, ministrada pelo nutricionista Juliano Vidal. O profissional levou ao público informações importantes sobre a relação entre atividade física, boa alimentação e hábitos saudáveis.

O estudante Ricardo Paz acompanhou a palestra e aprovou a iniciativa. “O palestrante trouxe esclarecimentos valiosos, ainda mais para as pessoas que querem ganhar ou perder peso e não procuram o acompanhamento de um especialista na área. É preciso ter atenção e saber que dieta e exercícios físicos são importantes, mas devem estar ligados a hábitos saudáveis também”.

Programação

A 2ª Edição da Semana da Saúde segue até está quarta-feira. Pela manhã, a partir das 8h40, tem a palestra "Sua vida em movimento", com o educador físico Márcio, e no período da tarde estão previstas oficinas e estandes ligados ao tema. A programação é gratuita e aberta à comunidade.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.