Esmat encerra Seminário Internacional com grande sucesso

A tarde desta sexta-feira (26/5) foi de movimentação no auditório do Tribunal Justiça. O último dia de programação da X Edição do Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional foi marcado por palestras, mesas de debate e intensa participação do público, com transmissão ao vivo para as 42 comarcas do Tocantins.

Durante todo o dia, os participantes acompanharam apresentações de artigos científicos e painéis, com espaço aberto para debate, fomentando discussões sobre questões voltadas ao meio ambiente.

Entre os painelistas, durante o Seminário, estava a professora da Universidade de Fortaleza Ana Paula Araújo de Holanda. Para ela, “a Escola Superior da Magistratura Tocantinense é, de fato, referência para o restante do País no quesito investimento no saber e na criticidade. “Antes eu só ouvia falar da Esmat, agora pude comprovar a veracidade de que esta Escola é, sem dúvida, um espaço constitutivo do saber, que fomenta a criticidade, porque está aberta ao diálogo com magistrados, servidores, universitários, professores e sociedade civil. A Esmat comprovou, com mais este evento, que verdadeiramente cumpre seu papel como escola”, afirmou.

 A comunidade acadêmica também marcou presença durante a 10ª Edição do Seminário. Douglas Barros de Oliveira, estudante de Direito, participou durante os dois dias de programação. “Quando participamos de eventos como este e assimilamos os conteúdos expostos, sem dúvida nos abrimos para novos questionamentos. Ainda estou no 5º período da faculdade, mas só por este Congresso já pensei em uns dez temas diferentes para a monografia”, disse o universitário.

Programação Final

O encerramento se deu com a apresentação do Painel Ambiental, Constitucional e Internacional, com Mesa presidida pelo presidente da OAB Seccional Tocantins, Walter Ohofugi, e com os palestrantes: Tarsis Barreto Oliveira, com o tema “Tutela Penal do Meio Ambiente no Projeto do Novo Código Penal Brasileiro”; Ana Paula Araújo de Holanda, com o tema “Novo Perfil do Bacharel em Direito: direitos humanos e educação ambiental;” Júlia Maia de Meneses Coutinho, com o tema “O Presidencialismo de Coalizão e a relação entre Executivo e Legislativo”; Angela Issa Haonat, com o tema “Aspectos Controvertidos na Legitimidade Ativa da Propositura da AIME”; e Bleine Queiroz Caúla encerrou falando sobre “Bem Viver, Cidade Inteligente – Smart City Social no Ceará”.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.