Esmat realiza Capacitação para atuação no Programa Tempo de Despertar

Tiveram início, nessa segunda-feira (7/6), as aulas do curso Capacitação para atuação no Programa Tempo de Despertar, na modalidade à distância, ao vivo pelo Ambiente Virtual da Esmat e pela Plataforma Google Meet. Realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o curso possui carga horária de 70 horas e se estende até 30 de julho de 2021.

A capacitação é destinada a servidores efetivos ou comissionados, estagiários e servidores de outros órgãos à disposição do Poder Judiciário Tocantinense; profissionais graduados em Psicologia, Serviço Social e/ou Pedagogia, credenciados no Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM); Equipe Técnica do GGEM; membros do Ministério Público do Estado do Tocantins e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, e tem por objetivo capacitar equipes técnicas do ponto de vista teórico, metodológico e vivencial para a facilitação de Grupos Reflexivos com homens autores de violência contra a mulher, no Programa Tempo de Despertar no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, para a comarca de Palmas.

Dentre os conteúdos apresentados, estão: Módulo I – Trajetórias, Conquistas e Limitações dos Direitos das Mulheres na Legislação; Módulo II – Teorias sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Módulo III – Teorias de Grupos como suporte para o Trabalho com Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Módulo IV – Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência: Metodologia e Vivências Grupais.

 

Sobre os professores

Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras

Graduada em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba, 1996. Mestra em Direito, pela Universidade Federal da Bahia, 2006. Mestra em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. Doutora em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018. Doutoranda em Direito, pela Universidade Del País Vasco – Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público (NAMVID). Coordenadora da Violência Doméstica dos Companheiros das Américas do Comitê do Rio Grande do Norte. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Membro do Comitê Estadual de Defesa da Mulher em Situação de Cárcere. Tem experiência nas áreas de Direito e Ciências Sociais. É palestrante e pesquisadora nas seguintes áreas de interesse: Violência Doméstica Contra Mulheres e Meninas, Direito Criminal, Direito de Família, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.

Juliano Beck Scott

Psicólogo clínico e pesquisador, com formação em Psicologia, pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), 2011. Licenciado em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2013. Mestre em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2016. Doutor, 2018. Pós-Doutor, 2019, em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As principais temáticas de estudo e de pesquisa que embasam sua formação e atuação são: Psicologia Social e Políticas Públicas, Políticas da Saúde e Assistência Social, Prática do Psicólogo, Gênero, Sexualidades, Casais, Masculinidades e Violências.

Márcia Maria Borba Lins

Graduada em Serviço Social, pela Universidade de Brasília, 1993. Há 23 anos é analista judiciária – Serviço Social l do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Atualmente compõe a equipe do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), do TJDFT. Especialista sociodramatista, pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Possui experiências em: Situações de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Violência de Gênero contra Mulher; Atendimento Individual e em Grupo à Situação de Violência. Formadora Nacional e tutora de entrevistadores forenses e de supervisores de entrevistadores forenses, pelo Conselho Nacional de Justiça. Capacita os profissionais do Centro Integrado 18 de Maio, em Brasília, e, desde 2010, profissionais dos tribunais de justiça na temática do Depoimento Especial.

Cristiane Rodrigues Assunção de Matos

Graduada em Serviço Social, pela Universidade de Brasília, 2003. Especialista em Serviço Social, Direitos e Competências Profissionais, pelo Centro de Educação à Distância (CEAD/UnB), 2010. Mestra em Política Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da UnB, 2013. Assistente Social do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desde 2008. Atua com a temática Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres, desde 2009.

 

Comunicação Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.