Curso Capacitação do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF) tem aulas iniciadas

Com o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem (compreensão, manejo e prática) em audiência de Depoimento Especial de Crianças e de Adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, nos processos judiciais, aplicando o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF), a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) deu início ao curso Capacitação do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF), destinado a profissionais credenciados com atuação nas comarcas de Araguaína, Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Miracema e Paraíso do Tocantins e aos responsáveis técnicos vinculados ao Grupo Gestor de Equipes Multidisciplinares (GGEM), encarregados por este Protocolo.

As aulas se estendem até o dia 1º de julho de 2021, e o curso será ministrado na modalidade à distância, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat, com webaulas, ao vivo, expositivas pela Plataforma Google Meet – diálogos síncronos – e diálogos assíncronos (AVA).

Sobre os professores:

Reginaldo Torres Alves Junior é doutor em Psicologia Clínica e Cultura, pela Universidade de Brasília, 2013, com estágio doutorado financiado pela Capes na University of Alabama (EUA), em 2012, na área de entrevistas forenses com crianças vítimas de violência. Psicólogo e mestre em Psicologia, pela Universidade de Brasília, 2005. Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, pela Universidade de São Paulo, 2006. Atualmente é analista judiciário na área de Psicologia, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde exerce a função de supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude. Formador de supervisores e entrevistadores forenses com certificação pelo Conselho Nacional de Justiça.

Simony Freitas de Melo é graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Pernambuco. EspeciaIista em Formação de Recursos Humanos para Educação, realizada na Faculdade Frassinetti, do Recife. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Núcleo de Formação de Professores da UFPE. Pesquisa e estuda a área de Currículo e Diferença Cultural, Educação não Escolar; Pedagogia Jurídica; Pedagogo no Judiciário; Humanização no Atendimento de Crianças e de Adolescentes Vítimas de Violência; Depoimento Especial; Escuta Especial. Pedagoga do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Marleci Venério Hoffmeister é graduada em Serviço Social, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS, 1998. Mestra em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica do RS/PUCRS, 2012. Especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, pelo LACRI/Universidade de São Paulo/USP, 2001. Assistente Social Judiciário do Tribunal de Justiça do RS/TJRS, desde 2002. Atualmente é assessora técnica da Coordenadoria da Infância e Juventude, no RS. Tutora e formadora nacional, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Depoimento Especial e Escuta de Crianças no Sistema de Justiça, sendo uma parceria entre o CNJ, a Ong CHILDHOOD e o UNICEF. Ministrante de curso de capacitação sobre escuta especial de crianças e de adolescentes, em vários estados do Brasil.

Márcia Maria Borba Lins é graduada em Serviço Social, pela Universidade de Brasília, 1993. Há 23 anos é analista judiciária – serviço social l do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Atualmente compõe a equipe do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), do TJDFT. Formação acadêmica: Especialista sociodramatista, pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Possui experiências em: Situações de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Violência de Gênero contra a Mulher; em Atendimento Individual e em Grupo à Situação de Violência. Formadora Nacional e tutora de entrevistadores forenses e de supervisores de entrevistadores forenses, pelo Conselho Nacional de Justiça. Capacita os profissionais do Centro Integrado 18 de Maio, em Brasília, e, desde 2010, profissionais dos tribunais de justiça na temática do Depoimento Especial.

 

Comunicação Esmat

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.