Esmat realiza em maio o curso Diálogo entre Psicanálise e Direito

Com o objetivo de compreender como os conceitos da teoria psicanalítica poderão contribuir com o Direito na solução dos litígios, ampliando a compreensão e percepção dos vínculos familiares e criminológicos, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) oferece o curso “Diálogo entre Psicanálise e Direito”, ministrado pelos professores Carlos Mendes Rosa, Luísa Carvalho Miranda de Lima, tendo como codocente a professora Franciana Di Fátima Cardoso.

As inscrições serão realizadas via web pelo Sistema Acadêmico da Esmat e ocorrem entre os dias 7 a 24 de abril de 2020. O curso contará com 50 vagas, sendo 30 destinadas a magistrados do Poder Judiciário Tocantinense, 15 para assessores do Poder Judiciário Tocantinense e 5 para servidores atuantes no Grupo de Gerenciamento das Equipes Multidisciplinares do Tribunal de Justiça (GGEM).

Dividido em três módulos, com carga horária de 24 horas, o curso será presencial, com o início das aulas previsto para o dia 4 de maio na sede da Escola. O cronograma de atividades contará com aula expositivo-dialogada na qual serão trabalhados os conceitos do assunto abordado naquele módulo. As aulas práticas serão desenvolvidas a partir da proposição de uma roda de conversa com os alunos para que estes possam sintetizar todo o arcabouço teórico exposto ao longo do curso.

Sobre os professores:

Carlos Mendes Rosa - Doutor

 Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins. Professor do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT. Doutor em Psicologia Clínica, pela PUC-Rio, com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra, 2015. Mestre em Psicologia Clínica, pela PUC-Rio, 2012. Especialista em Psicopatologia Clínica, pela Universidade Paulista, 2007. Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Pesquisador convidado do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra. Bolsista de Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Palestrante sobre os temas Saúde Mental, Envelhecimento, Direitos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho.  

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9670898067539382

Luísa Carvalho Miranda de Lima-  Especialista

Graduada em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012. Durante o período da graduação esteve voltada para pesquisas na área Sócio-Histórica, com foco na Infância e Adolescência. Realizou o estágio final na área clínica com enfoque na Teoria da Psicanálise. Especialista em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana, no Instituto de Psicanálise da Bahia, vinculado à Escola Brasileira de Psicanálise, 2015.

 Fonte: http://lattes.cnpq.br/0081149007444020

Franciana Di Fátima Cardoso- Mestre

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001). Pós Graduação em Direito Processual pela FESURV/AXIOMA (2005). Advogada de 2001 a 2008. Professora Horista. Defensora Pública do Estado do Tocantins. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5962007052900315

Para acessar o Edital clique aqui

Clique aqui para efetuar sua inscrição no curso

Ascom Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.