4ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria é finalizada

Pilates, hidroterapia e muita informação sobre saúde, bem-estar e alimentação, marcaram o encerramento da quarta edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), do Tribunal de Justiça do Tocantins, na sexta-feira (15/06). O Programa teve início na última segunda-feira (11/06) e contou com várias palestras, oficinas e outras atividades.

A abertura do PPA foi marcada pela palestra: "Sonho de uma Vida – Aposentadoria: Como se preparar para viver sem culpa e se sentir merecedor?", ministrada pela coaching Evanuzia Luzia de Oliveira, mestre em Psicologia Social.

Durante toda a semana foram realizadas diversas atividades com o intuito de familiarizar os servidores com o tema e os preparar para essa nova fase. A professora e revisora da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Maria Ângela Barbosa Lopes, participou do Programa e gostou tanto que recomenda a expansão do projeto. “São muitas informações que eu nem imaginava. Isso poderia, inclusive, ser repassado para todos os servidores, não só os que estão se aproximando da aposentadoria”, contou Maria Ângela, que tem 65 anos e pretende se aposentar nos próximos dois anos.

A técnica judiciária Eliane Ramos Cândido veio de Aurora do Tocantins para participar do programa e ficou muito satisfeita com o que aprendeu e vivenciou. “Ainda faltam seis anos para que eu possa me aposentar e por isso até me surpreendi quando vi meu nome na lista dos que poderiam participar do PPA. Mas a experiência foi ótima, quero continuar participando e indico a todos”, contou.

Um dos gestores do projeto, o técnico judiciário Rogério Lopes, ressaltou a realização de todas as atividades sem nenhum tipo de percalço e com máxima satisfação dos participantes. “É muito gratificante chegar ao fim deste PPA recebendo elogios e vendo que todos foram beneficiados”, contou satisfeito com o trabalho desempenhado por toda a equipe.

Programação

Durante toda a semana foram realizadas oficinas com os temas: “Aposentadoria e Ócio”, “Projeto de Vida: Novos Tempos, Novos Rumos”, “Direitos Sociais e Legislação (Estatuto do Idoso, Parentesco, Casamento e Sucessão Testamentária”, “Regras de Aposentadoria para o Servidor Público Estadual”, “Trabalho e seus Significados”, “Regras de Aposentadoria para o Servidor Público Estadual”, “Planejamento Financeiro e Empreendedorismo”, “Participação Social e Cidadania” e “Relações Familiares e Aposentadoria: Um Novo Tempo”.

{flickr set=72157697590955534 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.