Judiciário inicia a 4ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria

O Poder Judiciário do Tocantins deu início, nessa segunda-feira (11/06), à 4ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Uma palestra sobre o tema, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), abriu os cinco dias de programação voltada a servidores e magistrados.

O PPA tem como objetivo orientar sobre os aspectos físicos, psicológicos, sociais e legais do processo de aposentadoria e busca incentivar o planejamento e execução de um projeto de vida para a nova fase. “Depois de anos de trabalho dedicados à nobre missão do serviço público, de levar ao cidadão a prestação jurisdicional da maneira mais eficaz possível, é chegada a hora de se aposentar. E para que esse momento não seja motivo de dúvida ou preocupação, planejamento é a palavra que traz a tranquilidade tão desejada. Quem planeja está preparado para qualquer desafio, em qualquer momento da vida”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Eurípedes Lamounier, na solenidade de abertura do programa.

Com o tema "Sonho de uma Vida – Aposentadoria: Como se preparar para viver sem culpa e se sentir merecedor?", a palestrante  Evanuzia Luzia de Oliveira, mestre em Psicologia Social, pontuou sobre planejamento. “Muitas pessoas passam a vida inteira esperando pela aposentadoria e quando chega o momento surge medo e dúvidas. Eu estou pronto? O que vou fazer agora? Dá pra viver feliz e realizado, mas é preciso se preparar antes”, enfatizou.

Programação

Até a próxima sexta-feira (15/06), serão realizados treinamentos, oficinas e palestras com profissionais renomados que vão auxiliar os servidores a se prepararem para entrar nessa nova fase da vida.

O Programa tem como foco pessoas com idade a partir de 53 anos (mulheres) e 58 anos (homens); servidores que estejam de licença médica ininterrupta há mais de 24 meses e que foram encaminhados para aposentadoria; servidores que já possuam requisitos suficientes (tempo de serviço e idade) para aposentadoria e continuam trabalhando; e os servidores que já se aposentaram e não participaram da preparação.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.