Esmat promove curso de capacitação sobre Fundamentos das Decisões Judiciais

Teve início, na manhã desta quinta-feira (12/4), o curso Fundamentos das Decisões Judiciais. A capacitação acontece na sede da Esmat e está sendo ministrada pelo professor pós-doutor em direito pela Universidad de León/Espanha e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Tiago Gagliano Pinto Alberto.

O projeto é voltado para magistrados e servidores do Poder Judiciário Tocantinense e servidores dos órgãos parceiros com atuação no Núcleo de Apoio às Comarcas (NACOM). O objetivo geral da formação é despertar nos participantes uma reflexão sobre as estratégias lógico-argumentativas usadas nas decisões judiciais, aprofundando o conhecimento e utilização dos conteúdos referentes aos seus fundamentos, até mesmo com a efetivação de trabalhos práticos a serem realizados para treinamento.

Durante a capacitação que segue até essa sexta-feira (13), será trabalhada a compreensão das diversas linhas do pensamento jurídico, quais sejam, tradicionais e contemporâneas, e a revisão dos vários modelos argumentativos já existentes, juntamente com a sua aplicação no contexto de uma decisão judicial.

A problemática das decisões judiciais em conexão com os ambientes conflituosos intra e extraprocessuais também será abordada, buscando o desenvolvimento da compreensão crítica e a capacitação dos profissionais ao exercício consciente e democrático de suas funções.

Estrutura curricular

A capacitação terá carga horária de 16 horas e conta com dois Módulos: Lógica e Argumentação. A primeira parte abordará assuntos como raciocínio, inferências e interpretação. O Módulo Argumentação tratará dos diferentes modelos para a prática, passando pelos principais autores sobre o tema.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.