Equipe Esmat participa do curso Gestão da Educação Corporativa

Os servidores da Escola Superior da Magistratura Tocantinense atuam o ano inteiro em capacitações, seminários e congressos. Dessa vez, são eles que recebem o investimento em capacitação e qualificação para o aprimoramento de suas atividades. Para o diretor geral da Escola, desembargador Marco Villas Boas, "dessa forma, é oportunizada a todos os integrantes a percepção do importante papel da Esmat na implementação  da estratégia  do Poder Judiciário", ressaltou.

O curso Gestão  da Educação  Corporativa foi programado para preparar os servidores para a concepção e desenvolvimento de programas e projetos de educação corporativa coerentes com a complexidade do contexto corporativo, pautados pela visão estratégica da Instituição, suas demandas e necessidades, de maneira a contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias ao alcance das metas corporativas da Esmat.

As aulas foram ministradas pela professora doutora Marisa Pereira Eboli,  referência da área no Brasil.

"A Educação Corporativa envolve diversos campos disciplinares e tem por objetivo desencadear processos de ensino-aprendizagem focados nas demandas da Instituição, de forma a alinhar o desenvolvimento do capital humano às estratégias institucionais. Difere do sistema tradicional de educação por ser esta concebida a partir do planejamento estratégico organizacional, abrangendo as ações de qualificação e aperfeiçoamento de pessoal em todos os níveis da Instituição. As mudanças recentes levam as instituições a implantarem sistemas educacionais que privilegiem o desenvolvimento de atitudes, posturas e habilidades. Em um ambiente corporativo demanda-se um colaborador e, além das competências técnicas, outras qualidades, como independência, autonomia, criatividade, capacidade de comunicação e de iniciativa”, frisou a ministrante.

Sobre a professora:                                

Como professora da FEA/USP, obteve, em atividade na instituição, os títulos de mestre e doutora em Administração. Leciona nos programas de MBA – Recursos Humanos, MBA – Conhecimento, Tecnologia e Inovação, MBA – Gestão da Tecnologia de Informação, MBA – Executivo Internacional, o módulo sobre Educação Corporativa. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração de Negócios. Coordenadora do Curso de Extensão em Gestão da Educação Corporativa, da FIA, desde 2008. Realizou programa de estudo e pesquisa na ESSEC – França; e participou de um programa de professor visitante no Centro de Recursos Humanos, na The Wharton School. Coordenou o primeiro livro brasileiro sobre “Universidades Corporativas”, 1999. Autora do livro Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades, 2004. Coordenadora da Pesquisa Nacional de Educação Corporativa no Brasil realizada por grupo de pesquisa da FIA, em 2009, 2012 e 2015. Coordenou o 1º, 2º e 3º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil, realizados pela FIA, em 27/11/2009, 13/11/2012, 18 e 19/11/2015, respectivamente. Co-coordenadora do livro Educação Corporativa: Fundamentos, evolução e implantação de projetos (organizadores: Marisa Eboli, André L. Fischer, Wilson Amorim e Fábio Moraes), publicado pela Editora Atlas em 2010. Ganhou 3º lugar na 53ª Edição do Prêmio Jabuti, 2011, na Categoria Economia, Administração e Negócio. Desde janeiro de 2011, escreve coluna mensal “Batendo Ponto“ no Caderno de Emprego & Carreira, do Jornal O Estado de São Paulo. Coordenadora do livro Educação Corporativa: muitos olhares, publicado pela Editora Atlas, em 2014. Idealizadora e coordenadora do Módulo Internacional sobre Educação Corporativa e Gestão de Pessoas (França) e Módulo Internacional sobre Educação Corporativa e Liderança (Estados Unidos). Realizou consultoria na área de Educação Corporativa, Educação Executiva e Gestão por Competências para empresas como: Amesp, Avon, BankBoston, Banco do Nordeste, Banco Itaú, Biosev, BNDES, Bradesco, Brasil Kirim, Braskem, CacauShow, Casas Pernambucanas, Cielo, CNI/IEL/SENAI/SESI, Comgás, Elektro, Eletrobrás, Embraer, Embratel, Febraban, Fundação Salvador Arena, Gerdau, Lojas Renner, Natura, Nestlé, Real–ABN Amro Bank, Redebahia, Saint-Gobain Abrasivos, Sicoob, Sindipeças, Syngenta, Telemig Celular, Unimed, Votorantim Cimentos, Votorantim Investimentos Industriais, dentre outras.

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.