Minicursos são realizados como parte da X Edição do Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional

Como parte da programação da X Edição do Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional, com o tema “Estado de Direito Socioambiental – o encontro de soluções para as crises climáticas, sociais e jurídicas”, foram realizados, na tarde dessa quinta-feira (25/5), encerrando-se na noite desta sexta-feira (26/5), os minicursos que tratam de temas vinculados ao Seminário, na sede da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

Na tarde de quinta foram ministrados os temas “Desafios e Perspectivas na Tutela Penal do Meio Ambiente no Âmbito Internacional”, com Suyene Monteiro da Rocha, Renata Rodrigues de Castro Rocha e  Tarsis Barreto Oliveira, e o tema “Estado e Direito dos Povos Indígenas”, com  Angela Issa Haonat, Gustavo Paschoal,  Ciro Alencar,  Patrícia Coelho e Narubia Werreria.

Encerram-se, nesta noite, os minicursos com os temas “Desafios da Magistratura e da Formação de Magistrados no Brasil no Contexto da Globalização”, com  Aline Sueli de Salles Santos, e Wellington Magalhães, e o tema “Liberação Comercial de Transgênicos: (in)observância de princípios bioéticos para com a segurança alimentar e ambiental, apresentado por Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira.

O professor doutor Gustavo Paschoal, em conversa com a nossa equipe, ressaltou sobre a importância de seu tema. “Os transgênicos estão na pauta do dia, no que tange à segurança alimentar. Importante se faz analisar a questão sobre o prisma bioético, com vista a garantir a  todos os cidadãos o direito de percepção e escolha quanto ao que irá ingerir/consumir. A questão vai além da seara ambiental, atingindo direito à saúde e ao próprio corpo.” Finalizou ressaltando que “os minicursos oportunizam a todos os interessados o contato com temas mais específicos,  como o ora apresentado. Agradeço e parabenizo a organização do evento por possibilitar diálogos e debates sobre temas prementes,” finalizou.

Fotos no Flickr Esmat, clique aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.