Esmat transmite aula ao vivo sobre Correição Geral Ordinária Extrajudicial para todas as comarcas do Estado

 

Tem início, na tarde desta quinta-feira (27/4), o curso Correição Geral Ordinária Extrajudicial – Legislação e Prática –, na modalidade EaD, transmitido ao vivo do estúdio da Esmat, para as 42 comarcas do Tocantins. 

O projeto é coordenado por Glacielle Borges Torquato, chefe de gabinete da Corregedoria Geral da Justiça e mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Para a coordenadora, "a inovação que a Esmat oferece em oportunizar as aulas à distância e ao vivo democratiza o aprendizado e facilita a difusão do conhecimento aos servidores e magistrados do Poder Judiciário Tocantinense, com atuação na capital e nas demais comarcas do Estado do Tocantins para que possam compreender e realizar correições e inspeções nas serventias extrajudiciais de serviços notariais ou de registro," ressaltou Glacielle."

As aulas serão ministradas pelos assessores jurídicos, Wagner José dos Santos, Maria Dolores Oliva da Fonsêca Neta e Vinicius Teixeira de Siqueira. As aulas serão transmitidas nos dias 27 e 28 de abril, e as atividades práticas serão realizadas no período de 2 a 19 de maio deste ano, conforme cronograma do curso.

O instrutor Wagner José dos Santos, ressaltou que o curso oferecido aos magistrados e assessores, "é um grande passo na melhoria da prestação do serviço ao cidadão. O conhecimento técnico pelos magistrados corregedores permanentes e servidores é fundamental para as fiscalizações extrajudiciais, especialmente para garantir que os atos praticados guardem fidelidade com aqueles apresentados para registro," .

A chefe de gabinete justifica ainda que a realização da atividade é necessária devido às recorrentes dúvidas envolvendo os aspectos práticos sobre a fiscalização exercida pelo Poder Judiciário em relação às serventias extrajudiciais de serviços notariais e de registro, as quais impõem ao agente fiscalizador e seus auxiliares o conhecimento técnico-jurídico sobre um tema que nem sempre é tratado com a devida profundidade nos cursos de formações jurídicas.

"Diante da especificidade do trabalho desenvolvido pelos oficiais notariais e de registro, cuja atividade visa a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, cabe ao órgão fiscalizador desempenhar a fiscalização e orientação com o mesmo primor dos serviços desempenhados pelos próprios delegatários da função extrajudicial. Nesse aspecto, é de suma importância que os servidores com atribuições de orientação e fiscalização dos serviços notariais e de registros estejam plenamente capacitados para desenvolverem suas atividades, de forma a garantir a segurança jurídica necessária aos atos notariais e de registro", finalizou.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.