Diretor Geral da Esmat dá boas-vindas à turma do Mestrado em Governança e Transformação Digital

Foto: Ednan Cavalcanti

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) recebeu, nessa quinta-feira (16/4), a nova turma do Programa de Pós-Graduação Profissional em Governança e Transformação Digital (PPGGTD) com uma palestra de boas-vindas ministrada pelo diretor geral da Escola, professor doutor e desembargador Marco Villas Boas. Voltado a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), o mestrado prevê aulas presenciais em Palmas, na sede da Esmat, e integra a proposta institucional de formação acadêmica orientada aos desafios contemporâneos da gestão pública e da transformação digital.

Durante a exposição, o desembargador abordou os impactos da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no ambiente acadêmico e institucional, destacando benefícios, desafios e a necessidade de uso ético e responsável da tecnologia. Ao tratar do tema, também situou o papel do Laboratório Interdisciplinar de Inteligência Artificial da Esmat (LIIARES), inaugurado em 2025, como espaço de pesquisa aplicada voltado ao desenvolvimento de soluções para o aprimoramento da prestação jurisdicional e o fortalecimento da governança tecnológica no Judiciário.

“A Inteligência Artificial pode ampliar horizontes e aperfeiçoar resultados, mas não substitui a reflexão, a escrita autoral e o pensamento crítico, que continuam sendo indispensáveis à formação acadêmica e à atuação institucional”, destacou..

Na palestra, o diretor também ressaltou que o avanço tecnológico precisa caminhar ao lado da responsabilidade democrática e da autonomia intelectual. Nesse contexto, o mestrado reafirma sua importância como espaço de formação avançada, exigindo o cumprimento mínimo de 24 créditos, além da defesa de dissertação, e estruturando-se em duas linhas de pesquisa: Governança Digital em Organizações e Modelagem Computacional para Transformação Digital.


Modificado em:

Acessos:

112