O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) participa, mais uma vez, da campanha Papai Noel dos Correios. A ação, realizada por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJTO), integra o Acordo de Cooperação Técnica nº 143, de 2024, firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
As cartinhas são escritas por crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou inseridos em famílias acolhedoras, conforme os critérios do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. São esses meninos e essas meninas, que atualmente vivem afastados(as) do convívio familiar por medida protetiva, os(as) atendidos(as) pela campanha. Cada carta poderá ser adotada por magistrados(as) e servidores(as), que se tornam padrinhos e madrinhas de um gesto de carinho e de solidariedade.
Neste ano, a campanha foi ampliada. Além de Palmas, outras seis comarcas aderiram à ação: Araguaína, Dianopólis, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Paranã e Porto Nacional. Ao todo, serão 108 cartinhas disponíveis para apadrinhamento de magistrados(as) e de servidores(as).
Para o juiz coordenador da Infância e Juventude de Palmas, Adriano Gomes, o gesto vai além da entrega de presentes:
“A campanha permite que crianças e adolescentes acolhidos(as) se sintam parte de um ambiente de afeto e inclusão, ao mesmo tempo que sensibiliza os quadros de pessoal do Judiciário para a importância da área protetiva”, destacou.
Como adotar as cartinhas
As cartinhas para adoção estão disponíveis nas Varas da Infância e Juventude participantes até o dia 4 de dezembro. Magistrados(as) e servidores(as) são convidados(as) a entregar, junto com o presente, uma mensagem. É importante que a cartinha não contenha informações pessoais, como telefone, endereço ou qualquer dado que identifique o(a) remetente.