Esmat e USP firmam parceria para ofertar MBA inédito em Inteligência Artificial

A Universidade de São Paulo (USP) e nove instituições da área Jurídica firmaram, no dia 31 de julho, um convênio de cooperação voltado à formação continuada de profissionais do Sistema de Justiça. A iniciativa marca o lançamento do MBA “Inteligência Artificial Generativa, Direito Digital e Inovação”, oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e entidades representativas da Magistratura, do Ministério Público e da Advocacia.

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) são signatários do acordo, que também inclui o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), o Ministério Público do Estado do Ceará, a Escola Superior da Advocacia (ESA) Nacional, a OAB Nacional e o Tribunal de Contas de Angola.

O convênio terá vigência inicial de cinco anos, com previsão de novas ações formativas voltadas à qualificação dos atores do Sistema de Justiça.

A assinatura do acordo foi realizada durante cerimônia no Salão de Atos da Reitoria da USP. Em comentário, o desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, destacou a relevância da proposta.

“O curso foi concebido para suprir a necessidade de os atores deste Sistema compreenderem e aplicarem, de forma prática e ética, os avanços tecnológicos que impactam suas áreas de atuação", declarou. O magistrado também integra o corpo docente do MBA.

Durante a cerimônia, Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, reforçou o papel da universidade pública no desenvolvimento de soluções para os desafios contemporâneos.

“É missão da USP se aproximar da sociedade, porque uma universidade pública só tem sentido se ela for um vetor de desenvolvimento para todos os segmentos da sociedade. [...] Essa parceria que assinamos hoje vai nos permitir entender melhor as ferramentas de IA, conhecer suas potencialidades e suas limitações, aprender e trocar experiências”, disse.

MBA inédito e com metodologia exclusiva

Com 428 horas de carga horária, o curso é 100% online e oferece acesso remoto a aulas, tutoria especializada, biblioteca digital, fóruns e encontros presenciais opcionais. A proposta é combinar teoria, prática e aplicabilidade imediata, com um olhar estratégico sobre a IA generativa no contexto jurídico.

A estrutura curricular inclui temas como Cibersegurança, Jurimetria, Regulação de Tecnologias Digitais, Litigância Predatória, Blockchain, Cidades Inteligentes e Direito Digital. O conteúdo foi desenhado para atender às diretrizes de órgãos como CNJ, CNMP, AGU e OAB.

Entre os diferenciais metodológicos está a abordagem exclusiva de IA Generativa Ativa, desenvolvida pelos coordenadores do curso – a professora doutora Ana Carla Bliacheriene e o professor doutor Luciano Vieira de Araújo. Ambos são referências acadêmicas e atuam na formulação de soluções inovadoras para o setor público.

Fabiana de Sant’Anna Evangelista, vice-diretora da EACH, afirmou que “é um curso que permitirá à EACH honrar seu compromisso com a excelência acadêmica e com a disseminação de conhecimento, que atinge em grande magnitude os interesses da sociedade”.

Inscrições abertas

O MBA é voltado a profissionais do Sistema de Justiça no Brasil e nos países da CPLP. Não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia. O conteúdo foi desenvolvido com base em metodologias ativas e com foco na prática jurídica, alinhado às demandas reais do setor público.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.mbauspia.com.br

Com informações do Jornal da USP


Modificado em:

Acessos:

649