
O acesso às redes Wi-Fi do Poder Judiciário Tocantinense passará por uma atualização tecnológica a partir dessa segunda, 30 de junho. A nova autenticação será feita por meio do sistema Conecta (conecta.tjto.jus.br), desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF), e valerá para todas as unidades do Judiciário: sedes de comarca, anexos, fóruns, unidades administrativas e a sede do Tribunal de Justiça.
A mudança tem como objetivo facilitar a conexão de usuários(as) internos(as) e externos(as), ao mesmo tempo que reforça a segurança da informação. O novo modelo dispensa o uso de senhas fixas: basta utilizar uma das contas habilitadas para login – Acesso Único TJTO, gov.br ou, futuramente, jus.br, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com o novo sistema, o(a) usuário(a) não precisa mais descobrir qual é a senha do Wi-Fi. Basta usar sua conta para autenticar o acesso à rede. Além disso, o Poder Judiciário passa a ter mais controle e rastreabilidade sobre o uso das redes sem fio.
A iniciativa está em conformidade com as diretrizes do CNJ e integra as metas do Plano-Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2025-2027, além das ações do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Tribunal.
Transição em duas etapas
Durante os próximos 60 dias, as redes antigas e as novas funcionarão paralelamente. Após esse período, somente o acesso via autenticação individual será permitido. A orientação da Diretoria de Tecnologia da Informação é a de que magistrados(as), servidores(as) e usuários(as) externos(as) façam a migração o quanto antes, para evitar interrupções.
Passo a passo de como se conectar às novas redes
- Rede Telejuris (acesso público)
Conecte-se à rede “Telejuris (gov.br)”;
Você será redirecionado automaticamente para a tela de login;
Faça login com sua conta TJTO ou gov.br;
Aceite os termos de uso e clique em “Estou ciente”;
O acesso será liberado por 10 dias.
- Rede Administrativa (uso institucional)
Acesse conecta.tjto.jus.br;
Faça login com a conta TJTO ou gov.br;
Clique em “Chave de acesso” > “Nova chave”;
Escolha a localidade (exemplo: Administrativa-PMW, para Palmas);
Gere uma chave ou escaneie o QR Code;
A chave será válida por 6 meses.
- Rede Acadêmica (uso da Esmat)
Conecte-se à rede “Acadêmica”;
Autentique-se com a conta TJTO ou gov.br;
Aceite os termos e clique em “Estou ciente”;
O acesso é válido por 10 dias.
Benefícios do Conecta
Com o novo sistema, usuários(as) internos(as) poderão visualizar e gerenciar todos os dispositivos conectados com suas credenciais, em qualquer unidade do Poder Judiciário. Também será possível excluir dispositivos conectados, gerar novas chaves de acesso e configurar redes em diferentes localidades, facilitando a mobilidade entre comarcas.
Suporte
Manuais e tutoriais estão disponíveis em:
https://www.tjto.jus.br/tic/manuais-e-videos-tutoriais/rede-wi-fi
Dúvidas e suporte técnico
0800 721 8044