Servidores da Esmat aderem ao “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” promovido pela Rede TO Sustentável

Ocorre, na próxima segunda-feira 7 de junho, das 8 às 17 horas, na área externa do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), na Praça dos Girassóis, o  “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária”. A ação é destinada aos servidores e magistrados, mas também aberta ao público em geral. O Evento é promovido pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NUGES) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

A estratégia do sistema Drive Thru permite que as pessoas façam a entrega dos materiais a serem doados sem precisar sair do carro, respeitando as medidas sanitárias e facilitando a participação de quem está em home office. Por isso, é importante que os participantes atentem ao uso correto de máscaras e utilizem álcool gel. Todos os resíduos arrecadados serão desinfetados antes da entrega. Quem participar da ação receberá uma muda de planta nativa do Cerrado pela doação realizada.

Podem ser doados todos os tipos de materiais recicláveis utilizados no dia a dia, como papéis (papéis em geral, papéis de escritório, papéis de embalagem, papéis de seda, cadernos, jornais, revistas, envelopes), papelão, vidros (potes de alimentos, garrafas, frascos de remédio), plástico (garrafas PET, sacolas, canos de PVC, embalagens etc.), embalagens de leite e suco tipo tetra park (feita de plástico, alumínio e papelão) e metais (latas de alumínio e aço, arames, pregos, fios de cobre etc.). Os materiais devem ser entregues limpos e secos. A orientação da Rede TO Sustentável é a de que os interessados em participar da ação façam a separação correta dos resíduos sólidos recicláveis, ou não recicláveis, e os acomodem em caixas de papelão, preferencialmente, ao invés de fazer uso de sacolas plásticas para levá-los ao Drive Thru.

A bibliotecária Silvania Melo de Oliveira Olortegui incorporou a temática ambiental em sua residência visando apoiar uma entidade beneficente de combate ao câncer. Com a nova ação solidária, ela buscou em casa objetos e recipientes que podem e devem ser reciclados. “Já algum tempo recolho tampinhas de diversos produtos para doar ao Hospital do Amor. Agora, com a entrega solidária vou ampliar o recolhimento dos materiais recicláveis, como garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes, shampoo, sacolas; garrafas, frascos, copos, potes de conserva e outros”, afirmou.

A Esmat convida acadêmicos, alunos e egressos de seus cursos de formação para participarem da campanha que, além de gerar renda para catadores de produtos recicláveis, contribui para a sustentabilidade do Planeta Terra.

 

Rede TO Sustentável

O “Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária” será realizado pela Rede TO Sustentável, composta pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), sob a Coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (NUGES), com a participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO.

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat – com colaboração da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.