Sistema Gestão de Alto Nível, desenvolvido para solucionar conflito pelo uso da água na Bacia do Rio Formoso vence o Prêmio ANA 2020

Mediado pelo Judiciário Tocantinense, desde 2016, o Sistema Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso foi o vencedor na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica, na sétima edição do “Prêmio Ana”, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. A cerimônia ocorreu na noite dessa segunda-feira (22), data em que se celebra o Dia Internacional da Água.

Vencedor na categoria com maior número de iniciativas, sendo 157 no total, o sistema, desenvolvido pelo professor Felipe de Azevedo Marques, por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), visa prevenir que nova crise hídrica acometa a região. Também são parceiros do projeto a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, a Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), o Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), o Distrito de Irrigação do Formoso (DIF) e o Ministério Público Estadual (MPE-TO).

De acordo com o juiz Wellington Magalhães, titular da Comarca de Cristalândia, “a judicialização do conflito pela água na bacia hidrográfica do Rio Formoso foi uma grande oportunidade que o Judiciário teve de inaugurar, juntamente com a sociedade civil organizada, um amplo debate sobre o problema da escassez de água na região, especialmente através das várias audiências públicas realizadas na busca de uma solução que prestigiasse o equilíbrio dos interesses envolvidos frente à proteção e preservação do meio ambiente”. E completa o magistrado, “o Sistema de Gestão de Alto Nível, agora não apenas finalista, mas também vencedor do Prêmio ANA 2020, só reforça a necessidade de continuarmos avançando com um Poder Judiciário focado no diálogo multiprofissional em busca de soluções sustentáveis para os problemas atuais da sociedade, especialmente no que tange aos conflitos ambientais”, afirmou.

Criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil, e já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, tendo contemplado 40 projetos de todas as regiões brasileiras, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País. Conheça todos os vencedores e finalistas da premiação no Banco de Projetos.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.