Cerimônia virtual de posse de nova Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins reconduz o desembargador Marco Villas Boas ao cargo de diretor geral da Esmat

Habituados ao novo formato de solenidades na modalidade virtual, o Judiciário tocantinense empossou na tarde desta terça-feira (1º), a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), eleita em outubro do ano passado.

O desembargador João Rigo Guimarães foi empossado ao cargo de presidente do TJTO à gestão 2021-2023. Fazem parte ainda  da Mesa Diretora os desembargadores Pedro Nelson de Miranda Coutinho e Etelvina Maria Sampaio Felipe, nos cargos de vice-presidente e corregedora-geral da Justiça, respectivamente; e a desembargadora Ângela Prudente, atual vice-presidente do TJTO, como vice-corregedora. Também para o biênio 2021-2023, tomaram posse também o desembargador Marco Villas Boas, como diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT); e a desembargadora Etelvina, como diretora adjunta da Esmat.

Em sua fala de encerramento de atividades, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ex-presidente do TJTO, lembrou o enfrentamento da pandemia que ainda está em curso. “Como todos sabem, enfrentei momentos difíceis em decorrência da Covid-19, mas estou aqui hoje em razão das generosas orações de todos vocês e pela permissão de Deus, que operou um verdadeiro milagre ao me conceder uma nova oportunidade de viver. A todos, o meu muito obrigado!”, frisou.

O desembargador também lembrou a experiência de sua gestão, que fora compartilhada com os demais desembargadores. “As decisões da Presidência sempre foram partilhadas com esses nobres, corajosos e destemidos desembargadores, que jamais mediram esforços para me apoiar e auxiliar em tudo o que fosse necessário para bem servir o cidadão tocantinense”, afirmou.

Já empossado, o desembargador João Rigo Guimarães, que presidirá o Judiciário tocantinense por dois anos, lembrou que o momento atual requer união de todos os serventuários da Justiça. “A unidade é muito importante para o Poder Judiciário. Estou falando de unidade de propósito. Isso é possível, porque queremos ter o desenvolvimento do Judiciário, do Tocantins e das pessoas que aqui investem com unidade de propósito”, ressaltou.

Também na cerimônia foi exibido um vídeo institucional da Esmat, tendo em vista os novos tempos de adaptação e distanciamento devido à pandemia. Também já se encontra disponível a versão digital do Relatório de Gestão referente ao biênio 2018-2020.

Para o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e presidente do Colégio Permanente dos Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM),  a nova gestão que se inicia será pontuada por investimentos em atividades acadêmicas focadas em ferramentas que já se encontram disponíveis. “Enquanto essa pandemia não for controlada, seguiremos firmes com nossas atividades de maneira remota. Quando for permitido, a Esmat reabrirá suas portas obedecendo a todas as normativas propostas para garantir a segurança de nossos acadêmicos”, afirmou.

Em sua gestão, como diretor geral da Esmat, por cinco biênios consecutivos, o desembargador Marco Villas Boas, por meio de convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), implantou, na Esmat, o primeiro Mestrado Profissional, no Brasil, em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, para aperfeiçoamento de magistrados e de servidores, e o Sistema de Qualidade ISO 9001 na Instituição; firmou convênio com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com o Instituto do Direito Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da mesma Universidade. Recentemente, em parceria com o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), foi lançado o processo seletivo para o terceiro doutorado interinstitucional da Esmat. A Instituição também possui parcerias em Programas Stricto Sensu de Doutorado com a UFT e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat

Colaboração: Francielly Oliveira – Estagiária de Comunicação – Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.