Diretor Geral da Esmat participa de webinar em formação judiciária na era digital nos países de língua portuguesa

Em seguimento ao Ciclo de Conferências “Covid 19 e Estado de Direito”, iniciadas em maio passado e com finalização no dia  29 de junho de 2020, o diretor geral da Esmat, que também é presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Marco Villas Boas participou nesta quinta-feira,25, de um diálogo digital internacional referente à readequação do Judiciário frente às necessidades impostas pela pandemia global. O evento é organizado pelo - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito – PACED e contou com a presença de autoridades judiciais dos países de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil.

Mediado pelo magistrado Marcelo Piragibe, assessor especial da Escola Nacional da Magistratura – ENM e pelo consultor científico do PACED, Nuno Coelho, o diálogo digital contou com a presença da Diretora do Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) de Moçambique; do Diretor do Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ) de Angola, Artur Gunza; Do Juiz de Direito – administrador do Tribunal Digital e membro do grupo de reflexão sobre formação permanente na área digital de Portugal, João Ferreira; do Diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), desembargador Caetano Levy Lopes.

Para a organização do PACED, a adaptação do judiciário internacional frente as atuais condições de isolamento social impostas pela pandemia trouxe também uma readequação e utilização de ferramentas digitais de interação, intercâmbio e diálogo. “Esta autêntica metamorfose chegou também ao mundo judiciário com uma força radical, condicionando as formas de trabalho, os procedimentos e a virtualização dos atos processuais, mesmo as conferências e as audiências de julgamento que pressupõem a presença física dos sujeitos e dos demais intervenientes processuais”.

Dentre os assuntos abordados durante o webinar, foi a necessidade da adaptação célere do judiciário para as plataformas digitais como também nos processos de formação. Na ocasião, o desembargador Marco Villas Boas, apresentou uma análise cronológica da Esmat, num prazo de 10 anos, que fizeram com que a adaptação dos cursos presenciais e de pós-graduação stricto sensu se convertessem ao formato digital de Ensino à Distância tão logo o distanciamento social foi implementado no Tocantins. “É preciso ter planejamento estratégico. Nós temos que pensar nisso dioturnamente, para quer não aconteça episódios como esse e nos pegue desprevenidos”, argumentou.

Elogiado pela postura vanguardista como diretor geral da Esmat na busca da adequação e nos investimentos em transmissão de conhecimentos por meio da tecnologia, o desembargador Marco Villas Boas. “Nesse momento que nós temos que nos preparar para enfrentar as dificuldades, é preciso compreender todo esse processo, para nos darmos conta de que aquelas formas tradicionais de ensinarmos e aprendermos estão sendo colocadas em xeque. Nós precisamos nos reinventar, nós temos que nos renovar”, afirmou. 

Ascom Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.