Esmat celebra o Dia do Bibliotecário e sediará o 3º Seminário de Universalização das Bibliotecas

Todo processo de crescimento educacional passa, impreterivelmente, por um lugar mágico, rico em conhecimento e de grande importância na formação de qualquer profissão: a biblioteca. Neste dia 12 de março, data em que se celebra o Dia Nacional do Bibliotecário, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) homenageia estes renomados profissionais, indispensáveis pelo acesso ao conhecimento. A data é comemorada no dia 12 de março, por essa ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882-1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Segundo as bibliotecárias da Esmat, Silvania Olortegui e Cynthia Aires, atualmente a Escola conta com um acervo físico de aproximadamente 20 mil obras subdividas entre livros didáticos, literários, de conteúdo jurídico, além de periódicos essenciais aos operadores do Direito. Contando com um ambiente climatizado e informatizado, com acesso a pesquisa via internet, o acervo conta também com três plataformas digitais contendo livros de conteúdo jurídico, entre outros.

“Buscamos sempre atualizar e garantir a maior comodidade aos nossos usuários, diariamente a Biblioteca recebe dezenas de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça, acadêmicos das Universidades, estudantes, profissionais e a comunidade em geral”, afirmou Silvania Olortegui.

Reforçando a importância da Biblioteca para o aprofundamento e disseminação do conhecimento, nos dias 16 e 17 de março, a Esmat sediará o 3º Seminário de Universalização das Bibliotecas. O evento contará com a participação de bibliotecários de todo o Tocantins, para juntos debaterem sobre o tema “Ações Inovadoras em Bibliotecas”.

Segundo a entidade representativa da classe, atualmente existem 74 profissionais graduados em Biblioteconomia em atuação no Tocantins. Dados do Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região (Amapá, Pará e Tocantins), 3.362 Escolas do Tocantins (entre públicas, estaduais, rurais e particulares) informaram ter bibliotecas funcionando.

 

Ascom Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.