Diretor Geral da Esmat participa de curso sobre Procedimentos no Direito Comparado – BRASIL e EUA

O desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor geral da Esmat, cumpre agenda institucional nos Estados Unidos e participa do curso sobre Procedimentos no Direito Comparado, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O curso teve início na manhã desta quarta-feira, 17, e as atividades seguem até o dia 19 de abril, na California Western School of Law, em San Diego (Estados Unidos). A programação conta com a participação de renomados juristas, sendo a palestra de abertura ministrada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na sua intervenção como debatedor, no painel sobre violência doméstica no Direito Comparado Brasil/Estados Unidos, o desembargador Marco Villas Boas destacou a importância do direito americano para a construção do Direito Internacional dos Direitos Humanos em matéria de Direitos da Mulher e da Criança e do Adolescente, a partir da construção de soluções jurídicas dos casos (stare decisis), dos estudos doutrinários dos casos e da legislação. A partir dessa perspectiva, é possível observar que o sistema americano alcança homens, mulheres e crianças, diferentemente do Direito Brasileiro, que possui sistemas distintos de proteção da mulher e da criança em relação à violência doméstica. A interpretação dos direitos à igualdade e à privacidade, conforme assegurados na Constituição dos Estados Unidos, justifica a ideia de universalização do sistema protetivo americano, de modo a incluir mulheres, crianças, adolescentes e até mesmo os homens.

Villas Boas observou que o americano valoriza o seu direito como matriz liberal e libertarista, que prestigia os direitos fundamentais, razão pela qual o controle de convencionalidade é algo estranho para os juízes americanos, que vêm o seu sistema jurídico aberto para a melhor solução para cada caso concreto.

{flickr set=72157679928201638 photo=8}

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.