Em reunião da ONU, diretor geral da Esmat prevê avanços para a comunidade tocantinense

A Assembleia Geral do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção ao Crime (COPLAD), realizada no Rio de Janeiro, na qual participa como convidado especial o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, apresentou Relatório Geral da América Latina para o 14º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, que a Organização das Nações Unidas (ONU) realizará em 2020 em Tóquio.


Durante o Evento, o conselheiro especial sobre Segurança Humana do secretário geral da Organização das Nações Unidas, Yukio Takaso, discursou pontuando como metas o combate à pobreza, a defesa do meio ambiente, a proteção à infância e à adolescência e o combate à corrupção também como temas prioritários, para a redução dos índices de violência e criminalidade: “Essas são as áreas mais sensíveis a serem consideradas em um projeto de segurança humana, pois estão conectadas indissociavelmente com a dignidade da pessoa”.


Já a presidente da Fundação Robert F. Kennedy (RFK HumanRights), Kerry Kennedy, citou o número de homicídios no Brasil, que chegou a quase 63 mil no ano passado, o que equivale a mais de 30 casos por 100 mil habitantes: “Meu pai dizia que, toda vez que um cidadão sofre uma violência, toda a nação é atingida pela degradação”.

O diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, afirmou estar animado com a possibilidade de novas parcerias e pelo fato de a Esmat estar alinhada às discussões da Organização das Nações Unidas, considerando que já havia sido definido para a 10ª edição do Congresso Internacional em Direitos Humanos o tema central “Segurança e Desenvolvimento Social”.


Diretoria COPLAD


Estiveram presentes no Evento Matias Bailone, presidente do COPLAD; Edmundo Oliveira, coordenador dos trabalhos; Eduardo Cesar Leite, Douglas Duran e Elias Carranza, também integrantes do Comitê.


ILANUD


O Instituto das Nações Unidas para América Latina e Caribe tem sede em San José, na Costa Rica, está vinculado ao escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC), e reúne 19 países da América Latina.


Agenda Institucional


Em almoço com Yukio Takasu, Edmundo Oliveira e Eduardo César Leite, o desembargador Marco Villas Boas tratou de projetos da Esmat que podem interessar às Nações Unidas, na área de Segurança Humana. “A reunião foi muito proveitosa e poderá ajudar no encaminhamento de propostas de cooperação a serem apresentadas nos Estados Unidos”, oportunidade em que Villas Boas estará em viagem oficial, a qual poderá render avanços sem precedentes para a comunidade tocantinense, principalmente em relação ao combate ao crime organizado e outras formas de violência contra a pessoa.

 

{flickr set=72157690824570073 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.