Diretor Geral da ESMAT sucede o jurista Caio Mário da Silva Pereira na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado

A Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado (AIJDC), recebeu, nesta quinta-feira (20/9), o diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, como novo confrade da Academia, em solenidade realizada no Rio de Janeiro.

Marco Villas Boas passou a ocupar a cátedra de número 88, que pertenceu ao jurista e doutrinador Caio Mário da Silva Pereira, autor das Instituições de Direito Civil, e cujo patrono é o jurista Mozart Victor Russomano, doutrinador na área do Direito do Trabalho. A posse ocorreu no Museu da Justiça; na oportunidade, teve o desembargador Marco Villas Boas como orador.

Na programação, aconteceu também o “Seminário de Gestão Judiciária” promovido pela Academia. Entre os palestrantes presentes estiveram os desembargadores Nagib Slaibi Filho (TJ-RJ); José Igreja Matos e Nuno Miguel Coelho (Justiça de Portugal); o juiz federal Antonio César Bochenek (PR); e o conselheiro José Mouraz Lopes, do Tribunal de Contas de Portugal.

Depois das palestras, foram lançados os livros “Magistratura e Gestão Judiciária”, de Slaibi Filho, e “Manual Luso Brasileiro de Gestão Judicial”, escrito pelos três palestrantes portugueses. Na oportunidade foram outorgadas as autoridades, a Medalha Comemorativa aos 15 anos da Esmat "Antonio Rulli Junior".

Novos integrantes da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado (AIJDC)

Marco Anthony Steveson Villas Boas – TO
Antônio Rulli Neto – SP
Caetano Levi Lopes – MG
Jayme Martins de Oliveira Neto – SP
José Sebastião Fagundes Cunha – PR
José Igreja Matos – Portugal
José Mouraz Lopes – Portugal
Márcio Vidal – MT
Maria das Graças Morais Guedes – PB
Nagib Slaibi Filho – RJ
Nuno Miguel Pereira Ribeiro Coelho – Portugal
Odemilson Roberto Castro Fassa – MS
Ruy Celso Barbosa Florence – MS

Institucional

Criada em 1983, com a finalidade de estudar e debater o direito comparado e a jurisprudência internacional. Nessas décadas de existência, realizou diversas palestras, reuniões, estudos, conferências, no sentido de aprimoramento do direito, da justiça e do judiciário, por meio de uma visão comparatista. Com ampla sede própria no Rio de Janeiro, na Rua do Acre, nº 55, 6º andar, possui auditório, biblioteca, e sala de reuniões, tendo entre seus membros notáveis juristas do País e do exterior.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.