Diretor da Esmat prestigia comemoração dos 31 anos da Esmape

A Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) vive um momento de festa, a celebração dos seus 31 anos, e nesta sexta-feira (10/8) uma grande solenidade marcou a comemoração.

A sessão solene contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e do diretor geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo. Na abertura da cerimônia, houve participação da Orquestra Criança Cidadã e do Coral do TJPE, que cantaram a música Conquest Of Paradise, do compositor grego Vangelis, e do Quinteto de Cordas.

Na programação de abertura, foram outorgadas as medalhas de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito, destinadas a homenagear pessoas físicas e jurídicas nacionais pelos relevantes serviços prestados à Escola, e a Medalha Desembargador Antônio Rulli Junior, comenda destinada a diretores e ex-diretores de escolas judiciais e da magistratura com destaque pelo trabalho na área educacional.

O diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, foi homenageado com a medalha desembargador Antônio Rulli Junior. “É uma honra participar desta importante data festiva para a Esmape, uma Escola vocacionada ao ensino e de grande reconhecimento nacional. Esta Medalha não é apenas importante por seu significado, mas também por levar o nome de tão honrado magistrado e amigo querido que será para sempre lembrado.”

Também foram homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito o diretor geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin; o diretor da Escola de Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Aluiz Tenório de Brito, e outras autoridades, como o governador do estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, e advogados renomados.

Programação

Uma série de eventos, como palestras, posição de fotografia, inauguração de uma sala de cinema e de um auditório e sessão solene fizeram parte da programação. Dentre elas, o ciclo de palestras da I Semana de Aperfeiçoamento Jurídico Avançado – Fórum Esmape Novos Direitos.  A primeira palestra teve como tema “Tutela jurídica dos direitos da personalidade”, ministrada pelo juiz Silvio Romero Beltrão. O palestrante Mário Delgado falou sobre “Família e patrimônio: questões atuais sobre o regime de bens e partilha no casamento e na união estável”.

A Esmape promoveu, também, a palestra “Procedimentalizando o processo: o novo direito procedimental – Lei nº 16.397, de 2018”, ministrada em conjunto por Leonardo Carneiro da Cunha, Roberto Pinheiro Campos Gouveia Filho, Frederico Ricardo de Almeida Neves, Jones Figueirêdo Alves, Lucio Grassi e Alexandre Pimentel. O ciclo de palestras foi encerrado com o tema “Estatuto da pessoa com deficiência: avanços ou retrocessos?”, conduzido por José Fernandes Simão. Todas as palestras foram realizadas no auditório Desembargador Nildo Nery, na Escola Judicial.

Toda a comemoração foi realizada na nova sede da Esmape.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.