Ocorre, nessa segunda-feira (28), a última edição do primeiro ciclo de fóruns sobre obras cinematográficas com abordagem de sensibilização e promoção dos Direitos Humanos, realizada pelo projeto Cine Fórum OLHAR DIREITOS, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A obra em questão será o documentário “Envelhescência”, disponível de maneira gratuita na plataforma YouTube.

O evento ocorrerá das 19h às 21h, com o tema: Idosos e Desafios Intergeracionais. Neste VI Cine Fórum, o diálogo sobre o este tema estará em conexão com a sensibilização provocada pelo documentário “Envelhescência”, dirigido por Gabriel Martinez, o longa-metragem relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, por meio de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. O filme traz uma nova perspectiva e quebra de paradigmas sobre a velhice, mostrando que existe vida saudável e feliz.

Sobre o Cine Fórum Olhar Direitos

O Cine Fórum OLHAR DIREITOS é uma atividade que integra o Projeto de Extensão EducaDH, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Direitos Humanos, do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (PPGPJDH/UFT/ESMAT), e conta com o apoio da Defensoria Pública Estadual (DPE). Tem por objetivos sensibilizar sobre direitos humanos por meio de diálogo qualificado sobre temas e práticas cotidianas da sociedade, estimulado pela linguagem cinematográfica; contribuir para a formação da cultura da paz e da educação em Direitos Humanos como parte da pesquisa do curso de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos; promover o acesso à cultura e ao diálogo científico sobre direitos humanos com a sociedade, franqueando a participação livre e plural em um espaço de interconectividade; e difundir, de forma interdisciplinar, o conhecimento jurídico e científico sobre Direitos Humanos e o conteúdo das pesquisas realizadas no âmbito do PPGPJDH UFT/ESMAT.

Os participantes devem assistir aos filmes previamente, disponíveis em plataformas provedoras de filmes e séries via streaming. O Cine Fórum é desenvolvido integralmente na plataforma virtual ZOOM, sendo necessário equipamento pessoal de informática com acesso à internet.

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat

Colaboração: Francielly Rodrigues (Estagiária) – Comunicação Esmat

Mais Acessadas