Diferente e bastante curiosa foi a aula da manhã desta quinta-feira (9/2), na disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrada para os alunos do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Os professores doutores Suyene Monteiro da Rocha e José Wilson Rodrigues de Melo surpreenderam a turma ao aplicar um método que despertasse nos futuros mestres os fundamentos da metodologia, usando como técnica o simples preparo de lanches.

"A ideia foi despertá-los quanto à ação, à tomada de decisão, e à compreensão de que tudo que é realizado tem organização, uma metodologia. O objetivo geral era o de preparar o lanche; o objetivo específico era o de fazer patês, sanduíches e docinhos. Parecia algo simples, mas foi uma demonstração prática e interessante."

O professor José Wilson foi ainda mais profundo ao relatar que "o saber e o sabor têm a mesma origem etimológica. O saber necessita ter o seu lado saboroso, e essa experiência em sala, o aprendizado que teremos, pode nos trazer saber e sabor". 

Para a defensora pública, aluna do mestrado Kátia Daniela Neri, "essa foi realmente uma grande iniciativa, uma vez que esse tema costuma ser aplicado de forma maçante. Aprendemos nos divertindo".