Palestra “O Mundo Oculto das Feridas Emocionais e as Doenças Físicas” aborda o impacto dos traumas na saúde

Foto: Elias Oliveira (TJTO)

“Ser feliz não é uma escolha. Ser feliz é ser você.” Com essa reflexão, foi iniciada a segunda e última palestra prevista dentro da programação da VIII Semana da Saúde, com o tema: “O Mundo Oculto das Feridas Emocionais e as Doenças Físicas”. A ação foi realizada durante a tarde desta sexta-feira (29/9) e foi ministrada pelo antropólogo pós-graduado em Gendai Reiki Ho, Júlio Nascimento, e pela administradora pós-graduada em Gendai Reiki Ho, Ana Paula Barnabé.

Os palestrantes abordaram a prática do Gendai Reiki Ho, uma alternativa ou complemento de terapias medicinais e psicológicas e que tem virado uma filosofia de vida para se viver saudável e feliz. O objetivo é promover a cura da mente e do corpo, apoiando o crescimento espiritual.

Feridas emocionais

Ao longo de todo o evento, os palestrantes provocaram reflexões aos participantes no que se refere às feridas emocionais e destrincharam sobre como esses traumas podem afetar diretamente a nossa saúde física e mental. “As feridas emocionais elas não só impactam no nosso dia a dia e nas nossas ações. Elas pode fazer com que a gente nos desloque de quem somos, ao ponto de chegar um momento em que tenhamos dificuldade de dizer até mesmo o que gostamos”, afirmou Ana Paula.

Além disso, Júlio e Ana Paula apresentaram exemplos de pessoas que começaram a praticar o Reiki e mudaram totalmente de hábitos, se curaram de diversas anomalias físicas e atualmente possuem um propósito de vida definido e se consideram “extremamente felizes”. 

Cinco princípios

Os palestrantes também explanaram sobre os cinco princípios do Reiki, que segundo eles, são fatores essenciais para viver feliz e saudável. São eles: Não se aborreça; Seja grato; Não se preocupe; Faça tudo com dedicação; e Pratique a gentileza. 

“Importante viver o agora. A maioria das nossas preocupações nem sempre se consolidam e as pessoas às vezes deixam de viver por conta disso. Muito importante também não nos aborrecemos e acharmos que estamos no controle de tudo. Nem tudo vai acontecer como planejamos e também temos que praticar a gentileza e não condicionar essas ações em troca de algo”, disse Júlio.

Cuidado com o colaborador

Ao serem questionados sobre a importância do evento para os servidores do Judiciário tocantinense, os palestrantes afirmaram: "Para a gente é de extrema importância estarmos participando desse tipo de evento, estar falando de saúde aqui no Tribunal e a importância da saúde sistêmica. Perceber que o Tribunal tem esse olhar de cuidado com o seu servidor, isso pra gente é muito interessante. Outro ponto importante a ser mencionado, é que os participantes tiveram acesso à informação para buscar o autoconhecimento, buscar o autocuidado, buscar saúde integral. Fomentar isso para o colaborador faz com que você tenha colaboradores mais produtivos, mais felizes, que entregam, que ajudam mais pessoas, mesmo dentro do mundo do trabalho, do mundo profissional”.


Modificado em:

Acessos:

503