Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realiza a Capacitação para o Projeto-Piloto da Ferramenta GAIA, uma iniciativa voltada a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.
A ação é coordenada pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, sob a liderança da desembargadora-presidente Maysa Vendramini Rosal. As inscrições ocorrem por indicação com base na lista elaborada pela PRESIDÊNCIA/DIGER/DTINF.
O curso, que ocorrerá de forma presencial na sede da Esmat, foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar compreensão jurídica, ética e técnica do uso da Inteligência Artificial, bem como habilidades práticas para utilização das ferramentas relacionadas ao projeto.
O conteúdo está estruturado em três módulos, abordando desde o funcionamento técnico das ferramentas até os aspectos jurídicos e éticos do uso da IA no Judiciário, com ênfase na Resolução nº 615 do Conselho Nacional de Justiça, de 2025, que regulamenta a aplicação dessas tecnologias no sistema de Justiça Brasileiro.
A programação inclui demonstrações práticas, exercícios simulados e rodas de conversa com especialistas convidados(as), como o desembargador Clóvis Mattana Ramos (TJRS), o assessor Gabriel Milnitz Leite (TJRS), e os(as) servidores(as) Angelo Stacciarini Seraphin e Pamela da Rocha Pires (TJTO).
Mais informações podem ser consultadas no Edital ou obtidas no Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam), pelo telefone (63) 3142-2525 ou pelo e-mail: