Curso coordenado pela Vice-Presidência do TJTO sobre Entrevista de Inteligência repercute entre servidores(as) de outros tribunais

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) encerrou, no dia 24 de outubro, o curso Análise Comportamental voltada para Entrevista de Inteligência, destinado a profissionais da área de Segurança Institucional do Poder Judiciário Tocantinense e de órgãos parceiros. Com carga horária de 40 horas e atividades realizadas ao longo de cinco dias, a capacitação teve como objetivo aprimorar habilidades técnicas para a condução de entrevistas no contexto da atividade de inteligência.

Coordenado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, o curso contemplou aulas teóricas e práticas, simulações, metodologias ativas e conteúdos voltados à identificação de sinais verbais e não verbais, além do uso da metodologia SCAnR® na análise de comportamento. As atividades foram conduzidas pela mestra Ana Paula Alves Ferreira Botelho.

O curso reuniu participantes de diversas instituições, incluindo magistrados(as), servidores(as) do TJTO, representantes de outros tribunais, forças de segurança pública e do Ministério Público.

Para o capitão da Polícia Militar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Cristiano Bitencourt da Silva, o conteúdo oferecido ampliou a compreensão sobre comunicação e comportamento.

“O curso foi uma experiência enriquecedora e transformadora. As abordagens sobre comunicação não verbal trouxeram uma nova perspectiva sobre leitura e interpretação de comportamentos. A explicação dos seis canais de comunicação foi clara, prática e de grande aplicabilidade profissional. O conteúdo foi apresentado com excelência e domínio técnico. Recomendo a todos(as) que desejam aprimorar suas habilidades em análise comportamental em entrevistas”, compartilhou.

Alfredo A. Vasconcelos, da Assessoria de Inteligência do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS), ressaltou a pertinência do tema no contexto da atuação policial e reconheceu a iniciativa como estratégica para o aperfeiçoamento técnico da área.

“O curso apresenta um tema de grande utilidade no exercício da atividade policial. O TJTO acertou ao oportunizar o estudo sobre o comportamento humano, sua relevância e aplicabilidade durante uma entrevista. O ambiente de estudo oferecido pela Esmat, somado à alta qualificação da docente, facilitou a compreensão de um conteúdo de alta complexidade”, elogiou.

Essa atuação conjunta entre diferentes instituições foi ressaltada como um dos diferenciais da capacitação por José Carlos Garcia, chefe da Divisão de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), que destacou como as atividades reforçam a vocação do TJTO como referência nacional no tema.

“O curso possibilitou a integração de representantes de diversos Tribunais e de agências locais, promovendo um estudo aprofundado sobre a análise comportamental aplicada à entrevista de inteligência. Os temas abordados certamente contribuirão para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelos órgãos participantes. Mais uma vez, o TJTO reafirma sua posição de destaque nacional como referência em capacitação voltada à Inteligência no âmbito do Poder Judiciário”, comentou.


Modificado em:

Acessos:

220